Município recebe prêmio do Observatório Nacional de Segurança Viária

As ações realizadas por Jundiaí ao longo do Maio Amarelo foram destaque na categoria Poder Público, em evento realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na noite de terça-feira (21), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo.  

O gestor  de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, representou o prefeito Luiz Fernando Machado e recebeu o troféu, ao lado da equipe da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transportes. “Nossa prioridade é a redução de acidentes e mortes no trânsito. Estamos trabalhando em um caminho sólido e consolidado para o futuro”, destacou, mencionando o projeto ‘Jardim do Trânsito’, que usa o espaço do Mundo das Crianças para reproduzir situações do trânsito para a garotada. “As crianças têm um grande poder de transformação na casa em que moram e em toda a comunidade. Além disso, são nossos futuros motoristas.”

Parimoschi mencionou ainda investimentos de R$ 10 milhões em sinalização e segurança viária para os pedestres, além e R$ 5 milhões do Detran, verba exclusiva para fortalecimento da segurança viária da cidade, com foco na redução de acidentes, anunciada na última visita do governador Rodrigo Garcia em Jundiaí, durante a ação “Governo na Área”.

Representantes de Jundiaí recebem troféu de destaque na ação Maio Amarelo

O gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz, celebrou a conquista. “Jundiaí investe em engenharia, fiscalização e educação no trânsito. O vídeo premiado foi um trabalho em conjunto. Uma construção para mostrar o lado humano dos profissionais que são engajados no nosso projeto de um trânsito mais seguro. O prêmio é o resultado de um planejamento iniciado em 2021.”

O mês

Ao longo do Maio Amarelo inúmeras ações impactaram mais de 400 mil pessoas na cidade. Só nas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí (Facebook e Instagram), 106 mil pessoas visualizaram os vídeos e as artes educativas sobre segurança no trânsito.

O tema que propôs a reflexão e promoção da educação no trânsito foi “Juntos Salvamos Vidas”.  A programação incluiu palestras em escolas municipais, em empresas e abordagens educativas ao cidadão com informações, entrega de laços amarelos e a presença do mascote da UGMT, o Vaguinho.

Além disso, foram realizadas abordagens educativas no Maxi Shopping e Jundiaí Shopping, além de espaços urbanos de grande movimentação de veículos. Palestras em empresas e escolas também ocorreram.

O trabalho em Jundiaí contou com o apoio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e de diferentes forças de segurança, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, além das concessionárias que administram as rodovias que passam pelo município.

Mais

Jundiaí fez a adesão ao programa ‘Laço Amarelo’, do Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2021. A organização social existe há dez anos e é a idealizadora da campanha Maio Amarelo.

Durante o evento do Observatório Nacional também foram conhecidas as melhores ações realizadas este ano por municípios, empresas, entidades, cidadãos e outros personagens da sociedade civil durante maio, reconhecido como o mês de prevenção aos acidentes de trânsito.