Obras e manutenções nas escolas municipais

Com o recesso escolar, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) aproveita as escolas sem estudantes e educadores para promover melhorias e manutenções nos prédios e espaços físicos. O trabalho faz parte da ambiência escolar, um dos três principais eixos do programa Escola Inovadora, lançado pela atual gestão, em 2018.

Além de pequenas intervenções e manutenções necessárias nas unidades escolares, o Departamento de Obras e Manutenção Escolar executa obras na EMEB Professora Ruth Carturan Wiemann, Professora Brigida Gatto Rodrigues e continuidade na reforma da Professor Anézio de Oliveira.

No Jardim Messina, a antiga casa de bonecas da EMEB Brigida Gatto começa a dar lugar a um espaço aberto, que vai receber cobertura, além da revitalização do jardim para o desenvolvimento de atividades na área externa. A escola também ganha nova pintura nos ambientes.

A revitalização também está presente na EMEB Ruth Carturan, no Jardim Tarumã. “Por lá está sendo realizada adequação da cozinha para novos equipamentos que vão melhor atender os estudantes, revisão hidráulica e elétrica, pintura dos ambientes e a revitalização do espaço de brincar na área externa”, explicou o diretor do Departamento de Obras e Manutenção Escolar, Jefferson Spina.

Aprimorar os ambientes com foco nas áreas ao ar livre, é o principal objetivo da ambiência escolar. “O programa Escola Inovadora visa promover e oferecer ambientes organizados e com atenção aos espaços ao ar livre, em contato com a natureza e nas áreas externas, essa possibilidade de trabalhar com os espaços abertos significa pensar na qualidade das aprendizagens e nos aprofundamento dos conhecimentos.  Aproveitamos o período de recesso escolar para poder executar obras e manutenções nas escolas”, enfatiza a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Uma nova escola

Além de pequenas intervenções, a UGE continua com as obras para a completa reforma e ampliação da EMEB dos Sonhos Professor Anézio de Oliveira, na Vila Marlene. Com investimentos na ordem de R$ 1,7 milhão, as obras estão sendo realizadas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE) com recursos do programa Avança Jundiaí.

As intervenções compreendem a remoção e substituição de revestimento das paredes; impermeabilização; trocas de divisórias, portas e janelas; ampliação de quatro novas salas de aula; construção de novo anexo de banheiros; reforma de vestiários; revisão de telhados, calhas e rufos; revisão das instalações hidráulicas e elétricas; adequação de cozinha e pintura geral.

Carinhosamente chamada de EMEB dos Sonhos, Anézio segue com obras de ambiência escolar

Carinhosamente conhecida no bairro como Escola dos Sonhos, a Emeb já recebeu outros investimentos na ordem de R$ 594 mil, para a revitalização e cobertura de uma quadra poliesportiva de 889 metros quadrados. 

Desde o início do programa Escola Inovadora, já foram entregues 33 obras em unidades escolares municipais de Jundiaí. A última entrega, realizada em dezembro de 2021, foi a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, a maior e mais tecnológica unidade da Escola Inovadora.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ