Butantan diz que Ministério da Saúde manifestou interesse por doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde manifestou ao Instituto Butantan interesse na compra de doses da CoronaVac para incluir no Programa Nacional de Imunização (PNI) e vacinar crianças de 6 a 11 anos no país.

A informação foi confirmada ao g1 na manhã desta sexta-feira (21) pelo Butantan. Ainda de acordo com o Instituto, o acordo deve ser firmado até o final do dia e prevê o fornecimento de 7 milhões de doses já prontas.

Depois, em nota, o Instituto afirmou que recebeu uma consulta do Ministério da Saúde via ofício sobre o número de doses de Coronavac que têm disponíveis.

“A resposta do instituto foi que possui 7 milhões de doses para pronta entrega. Essa quantidade pode aumentar conforme o interesse do governo federal de incluir a Coronavac no Programa Nacional de Imunizações (PNI).”

O governo paulista começou a aplicar o imunizante em crianças na tarde desta quinta-feira (20), logo após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A Anvisa autorizou o uso para crianças na faixa etária de 6 a 17 anos no país.

Durante coletiva de imprensa nesta quinta, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que ainda não tinha sido procurado pelo governo federal para tratar do fornecimento de doses.

Desde o ano passado, o Instituto relata ter feito mais de três ofertas do imunizante ao Ministério, em ofícios que sequer foram respondidos

Mais cedo, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que a pasta deve avaliar as orientações da Anvisa e repassar aos estados.

“A gente vai avaliar todas as recomendações da Anvisa que foram feitas ontem para que a gente possa orientar de forma correta os estados e municípios. Depois de incorporada no PNI, os estados estão liberados para aplicar”, disse Cruz.

Fonte: g1

Foto: Divulgação/Ascom/GESP