Aconteceu, neste sábado (4), a votação para escolha do presidente do Parlamento Regional, grupo de representantes do Legislativo das cidades vizinhas de Jundiaí que terá participação na Região Metropolitana, já criada e sancionada pelo Governo do Estado de São Paulo. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Faouaz Taha, foi o eleito.
A votação foi on-line e contou com a participação dos vereadores membros que representam as cidades que farão parte da nova macrorregião estadual que, até então integravam o Aglomerado Urbano. São elas: Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Cabreúva, Jarinu e Itupeva. Apenas a cidade de Louveira não possui representantes no parlamento, a critério dos próprios vereadores do município.
“Fico muito honrado com essa escolha e me coloco à disposição para realmente poder representar todo esse nosso grupo de vereadores no bom desempenho do Parlamento Regional. Esse é um passo muito importante para participação legislativa dentro da Região Metropolitana, de forma atuante, propositiva para políticas públicas e leis que auxiliem na solução dos gargalos regionais”, afirmou Faouaz.
A Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) foi criada por projeto de lei aprovado, em novembro deste ano, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e sancionada pelo governador, João Doria, há quatro dias. Por meio dela, a região de cerca de 800 mil pessoas passa a ter vantagens no desenvolvimento econômico regional e na aplicação de políticas públicas pensadas para todas as cidades, em áreas como Saúde, Habitação, Segurança, Meio Ambiente, entre outras, além de mais autonomia em relação a outras regiões do Estado.