Serviço de roçada retorna aos finais de semana

 

Com o crescimento mais rápido da vegetação no período de chuvas, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Parques, Jardins e Praças, retornou a fazer o serviço de roçada aos finais de semana. Além disso, foram contratadas mais duas equipes com oito homens em cada, totalizando 21 equipes para o trabalho.

Neste sábado e domingo, o serviço foi feito ao longo da rodovia Geraldo Dias, nas imediações do Parque Espelho D’água, no Mato Dentro, e no Parque do Cerrado, Vetor Oeste da cidade. A previsão da UGISP é chegar a uma média de 1,9 milhão de metros quadrados ao mês de área roçada no período de dezembro a março, quando as chuvas aumentam e a Prefeitura de Jundiaí dá início à Operação Verão, da qual participam diferentes unidades de gestão e órgãos do poder público.

“Para conseguirmos chegar às mais diferentes regiões da cidade e dar ao munícipe um serviço de qualidade e no tempo necessário, toda essa estrutura é fundamental”, observa o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Para esse serviço, temos de observar o impacto e a criticidade dos locais, ou seja, qual a circulação de pessoas e como se encontra a situação da vegetação ali. Desse modo, criamos uma agenda que leva o serviço primeiro ao local que mais precisa, mas sem deixar de atender todos os outros no tempo correto.”

“Nosso trabalho é totalmente influenciado pelo clima”, lembra o diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos. “Além de fazer crescer a vegetação, a chuva pode paralisar o trabalho quando ocorre nos horários em que as equipes estão nas ruas.” A roçada é feita em áreas verdes em ruas, avenidas e praças.

O diretor também explica que as duas novas equipes já estão atuando nos viários municipais e que uma terceira ainda deve ser contratada e em breve integrada ao serviço. “O trabalho exige uma capacitação prévia, para que esses funcionários estejam prontos para fazer o serviço nas ruas da cidade.”