Seleção de goalball comandada por técnico de Jundiaí é ouro em Tóquio

Professor do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama), da Prefeitura de Jundiaí, Alessandro Tosim fez história na manhã desta sexta-feira (03). Comandando a Seleção Brasileira de Goalball masculina, ele conquistou a medalha de ouro na Paralimpíada de Tóquio. A inédita medalha veio com a vitória sobre a China por 7 a 2 e garantiu o título nos Jogos de Tóquio.

O Brasil deixa o Japão com uma campanha quase perfeita. Foram seis vitórias e apenas uma derrota. A seleção, enfim, chega à medalha que faltava. O ouro, então, se junta à prata de Londres 2012 e ao bronze do Rio 2016 na galeria de conquistas do time brasileiro.

Professor desde 1999 do Peama, onde começou como estagiário, Tosim faz um trabalho de excelência em Jundiaí dando aulas de iniciação de karatê e natação, além do goalball. Na seleção virou referência em trabalho e títulos. No currículo, Tosim, que disputa seu terceiro Jogos, coleciona duas medalhas paralímpicas: prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016, além de levar o Brasil ao tricampeonato dos Jogos Parapan-Americanos e ao bicampeonato mundial. O tão sonhado ouro finalmente veio nesta sexta-feira.

Antes de partir para Tóquio, ele falou sobre o Peama. “Sou muito grato ao Peama que é referência em todo o Brasil e representar este programa e a cidade de Jundiaí me enche de orgulho. Gosto do esporte e de trabalhar com pessoas com deficiência e juntar estas duas paixões é muito legal. A minha ida para Tóquio é resultado de dedicação, estudo e muito trabalho”, disse na época.

O prefeito Luiz Fernando Machado parabenizou o treinador pela conquista. “Só do Tosim estar lá representando nosso Peama que é referência e Jundiaí já é um orgulho imenso. Agora ele traz a inédita medalha de ouro e temos que aplaudir de pé. O trabalho dele faz a diferença na vida de muitas pessoas não só em Jundiaí como no mundo todo. Hoje tivemos a a certeza disso. Parabéns para ele e para todos os atletas de seleção brasileira”.

Na preparação da equipe para Tóquio, a seleção contou com a ajuda de uma jundiaiense: a psicóloga Alessandra Amorim.

Fonte/Imagem: TVTEC