Temperatura volta a subir na região de Jundiaí nesta semana

Após o recorde de frio que atingiu as regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) na semana passada, as temperaturas voltam a subir a partir desta segunda-feira (2), podendo chegar a 28°C ao longo da semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A meteorologista Andrea Ramos explica que esta trégua do frio intenso permanece até o fim de semana, sem predomínio de chuva e umidade elevada.

“Nesta semana, as temperaturas serão amenas, sem chuvas e com umidade entre 35% e 90%, sem alertas. No fim de semana, haverá um leve aquecimento, podendo chegar a 28°C”.Em comparação com as madrugadas dos últimos dias, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) registrou nesta segunda-feira uma mínima de 10,5°C em Sorocaba. Já na última sexta-feira (30), os termômetros chegaram a 3,7°C na cidade.

Em Jundiaí, também houve uma diferença significativa. A mínima desta segunda-feira se manteve em 10,5°C e a mínima do dia mais frio deste ano até o momento foi de 3,4°C, segundo a Cetesb.

A previsão para esta segunda-feira é de um dia ensolarado e com algumas nuvens, mas sem chances de chuva. A máxima será de 22°C e a mínima de 10°C, segundo informações do Climatempo.

Na terça-feira (3), o sol vai predominar na região e a mínima será de 13°C. O fim de semana tem previsão de bastante sol, com máximas entre 25°C e 28°C, tendência de tempo seco e baixa umidade.

Como o inverno só termina no fim de setembro, a meteorologista alerta para possibilidades de mais massas de ar frio em agosto.

Até o momento, a região registrou três frentes frias que modificaram significativamente as temperaturas neste ano, sendo uma no fim de junho, uma no dia 19 de julho e a outra na última quarta-feira (28), considerada a mais intensa, com mínimas de 3°C.

Andrea explica que o frio desse ano foi mais intenso do que o do ano passado por causa dos bloqueios atmosféricos.

“O ano passado não teve tanto frio por causa de um bloqueio atmosférico que impediu o avanço das massas de ar frio na região. Neste ano, não houve impedimentos e as frentes frias foram bem perceptíveis. Uma das percepções maiores do frio intenso é o aumento dos ventos, o que acaba intensificando a sensação térmica.”

A possibilidade de mais uma frente fria ainda existe, mas, segundo a meteorologista, a intensidade vai depender da proximidade que a massa de ar frio tiver com a região.

Fonte: G1

Foto: Ilustrativa Freepick