Defesa Civil resgata animais em queimadas 

Dos animais que foram socorridos, os gambás Saruês foram os mais afetados

Em meio às chamas que devastaram a mata da região, 13 animais silvestres foram resgatados pela equipe da Defesa Civil de Campo Limpo Paulista. Na última quinzena do mês, já foram atendidas 37 ocorrências de incêndios florestais, com prejuízo de, aproximadamente, 42 mil m² de área queimada e captura de várias espécies de bichos.Dos animais capturados estavam, um macaco, dois porco-espinho, três cobras e sete gambás Saruês. Todos receberam cuidados com médicos veterinários, dois foram direcionados para o CRAS da Mata Ciliar e os demais foram soltos para o habitat natural.

Uma prática criminosa!

O coordenador da Defesa Civil, Thiago Schiavinato Novak, ressalta a importância de não atear fogos e emite alerta de queimadas por conta da baixa umidade do ar. “Pedimos para que a população tenha cuidado, grande parte das ocorrências é causada por ação humana, seja por queimar lixos ou terrenos, os danos são irreparáveis, tanto para a vegetação quanto para a vida dos animais”, afirma Thiago.

De acordo com a lei estadual n° 9.605, provocar incêndio em mata ou floresta é crime, e a pena é de um a três anos de reclusão. Em caso de denúncias, ligue para a Defesa Civil, pelo número 199 ou, ainda, pelo WhatsApp: (11) 97549-8743.

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista