Jundiaiense de 14 anos ganha prêmio internacional com projeto de contação de histórias para crianças de escolas públicas

Uma adolescente de apenas 14 anos, moradora de Jundiaí (SP), se destacou ao vencer um concurso internacional de inteligência socioemocional e liderança para estudantes do mundo todo. Lara Viola Cezar venceu a categoria de voto popular no concurso “Leader in Me International Student Speech Contest 2021” com um projeto desenvolvido em 2018 para contar histórias de crianças matriculadas em escolas públicas.

O concurso visa promover a liderança e a pro-atividade dos alunos na divulgação de projetos sociais e comunitários criado por eles. O aluno vencedor obtém um apoio financeiro para desenvolver e expandir o seu trabalho.

“Tive que confirmar com o meu professor umas três vezes para ter certeza, eu não estava acreditando que realmente a gente tinha conseguido”, conta.Para participar, Lara precisou gravar um vídeo que mostra um pouco do que faz e que passou por uma pré-seleção, competindo com jovens do mundo todo. Sua produção ficou entre os melhores e foi selecionada para a fase final, aberta para o voto popular no mês de junho. A quantidade de votos recebidos não foi divulgada.

O professor de Lara, Gabriel Zanni, e sua mãe, Joice Daniele Viola Cezar, resumem o sentimento de vitória em uma palavra: orgulho. A vencedora está no 9º ano do ensino fundamental e já possui o objetivo nobre de contar histórias para crianças de uma maneira envolvente, inspirando e ajudando quem quiser ouvi-las.

Jovem de 14 anos ganha prêmio internacional com projeto de ‘contação’ de histórias para crianças de escola pública  — Foto: Arquivo pessoal
Jovem de 14 anos ganha prêmio internacional com projeto de ‘contação’ de histórias para crianças de escola pública — Foto: Arquivo pessoal

Gabriel, que é professor de Lara nas matérias de história e inteligência socioemocional, onde os alunos aprendem sobre áreas dentro da parte emocional e social, diz que o projeto foi apresentado para todos os alunos da classe, mas que a jovem foi quem realmente abraçou a ideia.

“Aproveitou toda a experiência que ela já tinha na matéria, apropriou para inteligência socioemocional, gravou o vídeo e editou”, conta.

Em um post nas redes sociais, a escola onde Lara estuda publicou o momento em que ela recebeu o certificado de sua vitória.

“Nossa querida aluna Lara Viola, vencedora do Concurso Internacional “Speech Contest 2021”, com sua iniciativa de propagar a leitura e o autoconhecimento às crianças. Parabéns Lara! Parabéns Professores de Inteligência Socioemocional! Com inteligência e afeto alçamos altos níveis de consciência e conhecimento. Isso é ensinar o caminho”, escreveram.

Para a mãe de Lara, todos ficaram surpresos quando souberam da vitória da filha.

“A gente não esperava mesmo, para ser bem sincera. Sabemos que é muita gente, tem muitos projetos legais. A gente chegou a ver os anos anteriores e tinha muita coisa bacana. Falei para ela que era uma forma de divulgar o que ela fazia, que o objetivo não era vencer, mas sim inspirar outras crianças. Ela concordou comigo”, diz.

Joice conta que a paixão de Lara pelos livros surgiu ainda quando a pequena tinha 10 anos, após uma professora da época montar uma biblioteca dentro da sala de aula com livros dos alunos. “Depois disso ela começou em um ritmo de leitura acelerado”, diz.

Segundo ela, Lara sempre encarou a contação como algo sério. “Sempre ensaia, estuda, escreve para saber qual a parte da história vai dar mais ênfase. Agora, ela está mais madura e tem encarado como um trabalho”, diz.

Fonte: G1