Viaduto da vila Comercial será interditado parcialmente a partir desta segunda (5)

Devido as obras de construção dos novos trechos da marginal norte da rodovia Anhanguera em Jundiaí, o viaduto da vila Comercial passará por obras e a partir desta segunda-feira (5), será interditado parcialmente.

O motorista que segue da vila Rami no sentido da vila Comercial, Maringá e Boa Vista, não poderá acessar pelo viaduto. A rota alternativa terá que ser feita pela avenida 14 de Dezembro e o acesso sob a rodovia no “trevo do quartel’.

O motorista que segue no sentido contrário, ou seja, da vila Comercial, poderá atravessar o viaduto sem nenhum problema, no sentido da vila Rami.

As novas marginais

A CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, iniciou recentemente as obras de implantação de segmentos de pistas marginais entre os quilômetros 52+890 e 56+180 da pista norte – sentido interior – Via Anhanguera (SP 330), em Jundiaí. As obras atendem demandas para melhor mobilidade de moradores da região Sul, além de ampliar a segurança do trânsito.

As novas pistas, que contarão com duas faixas de rolamento, irão interligar a marginal já existente neste trecho da Via Anhanguera, o que deverá contribuir para melhorar o conforto e a fluidez da SP 330 nesta região, além de permitir a distribuição do tráfego de longa e curta distância.

De acordo com o gerente de Engenharia Rodoviária da CCR AutoBAn, Felipe Lellis Andrade, a obra é dividida em três segmentos: o primeiro, na região do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) e avenida 14 de Dezembro, entre os quilômetros 52+890 e 53+800, o segundo no trecho da Via Anhanguera que corta bairros Vila Maringá, Vila Comercial e Vila Rami, entre os quilômetros 54+300 e 55+060, e o terceiro próximo à rua União, entre os quilômetros 55+300 e 56+180. “O objetivo desta obra é interligar estes trechos – que hoje não são contínuos – em um único segmento de marginal, melhorando a mobilidade da Via Anhanguera, em Jundiaí”, explica.

“A região Sul cresceu ao longo da Rodovia Anhanguera. Com as obras será possível solucionar problemas de mobilidade e de segurança viária daquela parte da cidade, assim como está sendo feito em outras regiões tanto em obras já em execução como em projetos em avaliação para compor o Plano Plurianual 2022-2025”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para viabilizar a obra, estão previstas interferências no tráfego urbano do município, principalmente na região dos bairros Vila Comercial, Vila Maringá e Rami, entre os quilômetros 54+300 e 55+060 da SP 330, a partir de julho de 2021. Serão realizadas alterações no viário municipal e em algumas linhas de transporte coletivo. As mudanças serão comunicadas brevemente pela CCR AutoBAn e pela Prefeitura de Jundiaí.

Com investimentos de aproximadamente R$ 22,6 milhões (junho/2021), a obra vai gerar 398 empregos diretos e tem previsão de conclusão até maio de 2022.

De acordo com o vice-prefeito, Gustavo Martinelli, as obras facilitarão o dia a dia da população, garantindo maior conforto e agilidade no trânsito local sem a necessidade de acesso à rodovia ou percurso de longas distâncias.

A implantação dos novos segmentos de marginais é um benefício do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, sendo gerenciada e fiscalizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP).

1º segmento – entre os quilômetros 52+890 e 53+800 da pista norte da Via Anhanguera

Atualmente, nesta região – que é próxima ao 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) – a marginal existente termina no trevo da avenida 14 de Dezembro.

Neste trecho da pista norte – sentido interior – um novo segmento de pista marginal será construído sobre o trevo da avenida 14 de Dezembro, na altura do km 53 da SP-330. A obra acontece no gramado lateral, sem interferência ao tráfego. Além das novas pistas, com duas faixas de rolamento, um novo viaduto será implantado, paralelo ao existente (sobre o trevo da avenida 14 de Dezembro).

2º segmento – entre os quilômetros 54+300 e 55+060 da pista norte da Via Anhanguera

Nesta região, a marginal norte da Via Anhanguera termina junto à rua Bom Jesus de Pirapora.

Para permitir a interligação com a marginal existente – entre a rua Bom Jesus de Pirapora e a região do km 55 da Via Anhanguera – será necessário construir uma passagem subterrânea – tipo trincheira – com duas faixas de rolamento embaixo do viaduto que faz a interligação entre os bairros Vila Maringá/Vila Comercial e Vila Rami. A passarela existente no km 54+417 será ampliada e o ponto de ônibus remodelado.

Neste trecho, para viabilizar a obra e a construção da pista marginal sob o viaduto, estão previstas interferências no tráfego urbano de Jundiaí. A partir da primeira semana de julho, quando os trabalhos devem iniciar no local (viaduto Vila Comercial), desvios de tráfego serão implantados pela CCR AutoBAn e Prefeitura de Jundiaí, com inversões de mão de direção nas ruas na região da Vila Maringá/Comercial e Rami e alterações nas linhas de ônibus que utilizam o viaduto. Prefeitura de Jundiaí e CCR AutoBAn irão comunicar brevemente as mudanças necessárias.

3º segmento – Km 55+300 ao 56+180 da pista norte da Via Anhanguera

Nesta região, será implantada faixa adicional na marginal já existente. Também serão realizadas melhorias no acesso da pista marginal à pista principal, na altura do km 56+180 da SP-330. As obras não irão interferir no tráfego.

Fonte: CCR AutoBAn