Instituto Butantan vai produzir mais 10 milhões de doses da Coronavac

O Instituto Butantan recebeu neste sábado (26) mais 6 mil litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindos da China para a produção da Coronavac. A partir desse material poderão ser fabricadas 10 milhões de dose da vacina da Sinovac contra a Covid-19. O voo vindo de Pequim chegou ao aeroporto de Guarulhos, ao lado da capital paulista, por volta de 16h50.

O Instituto prevê cerca de 20 dias para os processos de envase, rotulagem, controle de qualidade e embalagem. Depois desse processo, as doses poderão ser distribuídas periodicamente em lotes.

Inicialmente, o lote estava previsto para chegar apenas nesta segunda-feira (28), mas, durante coletiva de imprensa na quarta-feira (26), o governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB) confirmou o adiantamento da entrega.

Caixa com doses da Coronavac, vacina contra Covid-19
Caixa com doses da Coronavac, vacina contra Covid-19
Foto: Amanda Perobelli – 22.jan.2021/Reuters

 

A última remessa previamente recebida era menor, com 3 mil litros de IFA, e foi entregue em 25 de maio.

A expectativa do Instituto Butantan é de entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, conforme estabelecido no contrato com o governo federal. Até o momento, já foram entregues 52 milhões desse imunizante ao PNI (Plano Nacional de Imunizações).

Com informações da Agência Brasil