Paróquia do Eloy Chaves terá tapete de cartazes no dia de Corpus Christi (3)

Nesta quinta-feira (3), comemora-se Corpus Christi, mas muito mais do que um feriado, a data tem um significado mais profundo para os cristãos católicos. Devido a pandemia da Covid-19, não haverá a confecção do famoso tapete pelas ruas no entorno da Paróquia de São João Bosco no Eloy Chaves. Foi preciso se reinventar e cartazes formarão os desenhos no interior da igreja.

A data, que é sempre comemorada 60 dias após a Páscoa, faz parte do calendário da Igreja Católica. No dia de Corpus Christi, celebra-se o sacramento da eucaristia, ou seja, a celebração da morte e ressureição de Jesus Cristo.

Aliás, Corpus Christi é a palavra em latim para ‘corpo de Cristo’. Durante a celebração, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo e o vinho ingerido, o sangue de Cristo. A data é obrigatoriamente comemorada em uma quinta-feira, em alusão ao fato de que a Santa Ceia ocorreu, também, em uma quinta-feira.

Outra curiosidade foi que a produção dos tapetes, tradição muito comum no Brasil, veio trazida pelos portugueses e é bem comum em várias partes do mundo.

Para o pároco Michael Henrique, da Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, o Corpus Christi tem um significado maior para os católicos. “A importância para nós, cristãos católicos, de celebrar o Corpus Christi, é poder testemunhar a presença real de Jesus na eucaristia. É testemunhar que nós realmente acreditamos que Jesus está todo inteiro – corpo, sangue, alma e divindade, presente no sacramento da eucaristia”, diz.

O pároco explica que a solenidade é celebrada, sempre, com muito amor e carinho. “Porque nós lembramos as últimas palavras de Jesus na ceia, em que ele nos deu o seu próprio corpo e o seu próprio sangue para nos alimentar – alimentar o corpo e alimentar a alma. Então para nós é muito importante podermos ter um dia em que nós celebramos esse grande presente, que é a presença real de Jesus na santíssima eucaristia”, celebra.

Com informações da  TVTEC/Imagem: Divulgação)