Trezena em louvor a Santo Antônio tem início na terça-feira (1)

A Paróquia Santo Antônio, no Anhangabaú, promove a partir de terça-feira (1º) a tradicional trezena em louvor ao seu padroeiro. As celebrações, que ocorrerão diariamente, serão realizadas às 15 e às 19h30, de segunda a sexta; às 15 e 18 horas, aos sábados e às 15 e 19 horas, aos domingos. Segundo o padre Genival Pessoto, responsável pela paróquia, no início de todas as missas serão lembrados trechos da vida do santo. “É uma maneira de celebrar e comemorar Santo Antônio”. Em cada dia da trezena um padre diferente foi convidado para presidir as liturgias. Já no período da tarde as missas serão comandadas por diáconos de Jundiaí e região.

De acordo com o padre Genival, um dos destaques da extensa programação será a missa com a benção dos namorados, que acontecerá no dia 12, a partir das 18 horas. “Também é preciso lembrar que no dia 10, quinta-feira, haverá uma celebração simultânea entre a nossa paróquia e a igreja onde está o padre Adriano, na África, às 19h30”. Já no dia 13, quando se comemora Santo Antônio, ocorrerão quatro missas: 7, 10, 15 e 19 horas. “A liturgia das 7 horas será presidida pelo padre Márcio Odair Ramos, a das 10 pelo bispo diocesano Dom Vicente, a das 15 pelo padre Silvio Andrei e a das 19 pelo nosso vigário, padre José Roberto Araújo”.

Para participar das celebrações será necessário o agendamento prévio por meio do endereço http://agendamento.paroquiasantoantonio.org/agendamento. “Estamos fazendo isso em virtude da capacidade máxima tanto na igreja como no salão ser de 20% por causa da pandemia”, ressaltou o pároco.

Bolo

Neste ano os tickets para a venda dos bolos de Santo Antônio já começaram a ser vendidos ao preço de R$ 7. Para dar conta da grande procura a paróquia conta com vários voluntários que estão confeccionando há mais de 20 dias, a tradicional guloseima. “Neste ano colocamos à disposição do nosso público cerca de 18 mil pedaços. No ano passado tínhamos produzido 9 mil unidades que acabaram antes da data tamanha foi a procura”, explicou Genival. Segundo ele, toda a renda arrecadada será revertida para a manutenção da paróquia, bem como pagamento dos funcionários. “Para ser ter uma ideia esta é a nossa festa principal que nos sustenta boa parte do ano. A verba arrecada em 2020, por exemplo, conseguiu manter a igreja funcionando até fevereiro deste ano, depois tivemos que nos virar com outras fontes, como os dízimos, por exemplo”.

De acordo com o pároco, os pedaços de bolo serão entregues no sistema drive thru em virtude da pandemia. “No dia também venderemos pasteis e refrigerante, além de artigos religiosos como imagens de Santo Antônio e velas”. Genival também faz questão de ressaltar que não serão distribuídos pães após as celebrações para evitar aglomeração. “Solicito aos nossos fiéis que tragam o alimento de casa para ser abençoado. A única exceção será no dia de Santo Antônio, quando montaremos uma padaria para quem precisar comprar o pão”. A Paróquia de Santo Antônio está localizada a avenida Pedro Soares de Camargo, 724, Anhangabaú. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 96635-7961.

Texto e foto: Sandro Crisol