Perguntas e respostas sobre a vacinação de gestantes com comorbidades 

Seguindo o Plano São Paulo de Vacinação contra a Covid-19, gestantes com comorbidades são parte do grupo prioritário de imunização. Em Campo Limpo Paulista a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Ginásio de Esportes Nenezão. É necessário cadastro prévio que pode ser feito no site oficial da Prefeitura. A seguir, um perguntas e respostas sobre a vacinação de gestantes com comorbidades no município.

Quando começa a vacinação contra a COVID-19 para este grupo?

O Governo do Estado já enviou a primeira remessa para este grupo e a vacinação em Campo Limpo Paulista já está acontecendo no Ginásio Nenezão das 8h às 16h de segunda a sexta-feira, para quem realizou o cadastro prévio no site oficial da Prefeitura.

Quais são os critérios para vacinação contra a COVID-19 para grupo?
Gestantes e puérperas com comorbidades, com idade igual ou maior que de 18 anos

Quais são as doenças consideradas comorbidades para a vacinação?
Diabetes, hipertensão, cardiopatias, pneumopatias, obesidade, anemia falciforme, portadores de HIV/Aids, asma, entre outras doenças crônicas.

A vacinação será realizada por faixa etária para esse grupo?
Sim. A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada em pessoas acima de 18 anos porque as vacinas disponíveis até então (Coronavac, AstraZeneca e Pfizer) foram testadas no público adulto. Ainda não é recomendada a vacinação em menores de idade.

Quais documentos este grupo precisa apresentar no ato da imunização?

É preciso apresentar laudo médico, cartão da gestante, exames, receitas (De 2019 até agora),  documento com foto e comprovante de residência.

Grávidas que já tiveram COVID-19 têm de se vacinar? 

Sim. Quem já teve a doença deve ser vacinado 30 dias após o início dos sintomas.

Gestante corre risco tomando a vacina contra a Covid-19?

Todas podem tomar a vacina. A Secretaria de Saúde recomenda uma discussão sobre a questão com o médico para verificar se não há contraindicação de acordo com a condição específica. De modo geral, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) já enviou por escrito, por meio de Informe Técnico, garantia de que não há evidência de problema relacionado à imunização durante a gestação.

Existe um período indicado de gestação para vacinação contra a Covid-19?
Não há indicação de período gestacional. As grávidas estão autorizadas a receber a vacina independente do tempo de gravidez. Prioritariamente serão vacinadas grávidas com comorbidades e depois as demais.

Mulheres vacinadas contra a Covid-19 que amamentam imunizam automaticamente os bebês?
Não há evidência científica que afirme isso.

Há contraindicações de vacinação contra a Covid-19 em gestações de risco?
É necessário avaliar qual é o risco da gestação. A Secretaria de Saúde ressalta que vale a pena a gestante discutir com o médico responsável pelo acompanhamento da sua gestação para saber se deve ou não tomar a vacina.

As puérperas podem continuar amamentando após a vacinação contra a Covid-19?
Sim. Não há contraindicação em relação à amamentação.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista