Profissionais da saúde são vacinados contra a gripe em Jundiaí a partir desta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Jundiaí (SP) vacina os profissionais da saúde contra a gripe através de categorias a partir desta quinta-feira (29).

Entre os dias 29 de abril e 4 de maio, serão atendidos aqueles com registro em conselho de classe. Já entre os dias 5 e 8 de maio, serão vacinadas as equipes de apoio do setor.

A aplicação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que não estão atuando como Unidade Sentinelas ou que estão em reformas ou com atendimento unificado.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente, a organização feita por categorias entre os profissionais tem o objetivo de facilitar o atendimento e reduzir o fluxo nos serviços.

“Realizamos abertura de dois equipamentos no sábado passado (24) exclusivamente para os profissionais da saúde, mas há a necessidade de intensificar a participação. Para tanto, a dose contra a influenza será oferecida em UBSs, durante o período de atendimento de cada serviço, de segunda a sexta-feira. Basta o profissional se atentar ao período adequado para buscar pela dose”, destaca.

As aplicações podem ser feitas em todas as UBSs de Jundiaí, exceto: US Jardim do Lago, Clínica da Família Novo Horizonte, UBS Retiro e UBS Marlene/Hortolândia.

Nas UBSs Agapeama e Tamoio, a vacinação acontece das 8h às 11h30 e das 13h às 20h30, de segunda a sexta-feira. Já nas demais UBSs com funcionamento das 8h às 17h, o atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Entre os dias 29 de abril e 4 de maio, serão atendidos médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, com a apresentação de documento pessoal com foto, Cartão de Saúde Nacional e o registro do conselho de classe.

Já entre os dias 5 e 8 de maio, os demais profissionais que atuam nos equipamentos de saúde como apoio devem procurar pela dose. Para receber a aplicação, basta apresentar um documento com foto, Cartão Nacional de Saúde e comprovação de vínculo de trabalho.

Os demais públicos que estão autorizados a receber a aplicação são gestantes, puérperas e crianças entre seis meses e menores de seis anos, e são atendidos nos mesmos endereços e horários.

Fonte: G1