Projeto de desemparedamento tem atividades com abelhas sem ferrão na EMEB Geva

Os alunos da EMEB Dr. José Romeiro Pereira, o Geva, contam com diferentes companheiras durante as atividades ao ar livre: abelhas sem ferrão. Parte das espécies já tinha colmeia nas árvores e em locais do espaço externo da escola e a outra parte chegou no início do ano, após a doação de um apicultor, que entregou uma caixa com colmeia. A iniciativa faz parte do programa de desemparedamento da infância, dentro do programa Escola Inovadora, criado pela gestão do prefeito Luiz Fernando Machado.

O projeto, que está em seu início, tem o apoio de apicultores, que explicaram aos educadores da EMEB as diferenças das espécies e orientaram que os animais não oferecem riscos para os alunos e equipe da escola.

“O objetivo é explicar para as crianças a importância das abelhas, esses insetos tão importantes e essenciais para o meio ambiente, pois são polinizadores. Os alunos poderão ver, de perto e ao vivo, como funciona a organização dessa comunidade, entender que elas produzem o mel”, explica a diretora da EMEB, Elizabeth Cristina Santana.

As atividades fora do ambiente da sala de aula, em contato com a natureza e em especial com as abelhas, são aprovadas pelas alunas Lavínia Póvoa e Mirela Yasmin Pedroso, que estão no programa “Estudo é Tudo”, que retomaram às atividades presenciais. “É muito legal aprender enquanto estamos procurando animais na parte de fora, no pátio”, disse Lavínia que foi complementada pela colega Mirela: “eu já tinha visto abelhas na casa da minha avó, mas não tão de perto”, disse a aluna enquanto observava os insetos pela sua lupa.

“O desemparedamento da infância permitiu que os educadores tivessem outro olhar para os espaços das escolas. Oficinas de vivências em locais externos, como na Serra do Japi, por exemplo, realizadas no fim de 2020 foram importantes para iniciar essa observação com foco na transformação do ambiente”, comenta a supervisora escolar da Unidade de Gestão de Educação, Eliana Corradin.

imagem mostra caixa de madeira com tiras azuis. Mulher puxa um plástico na parte de cima da caixa, onde há uma colmeia de abelhas.
EMEB ganhou uma caixa com colmeia da espécie Jataí no início deste ano

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ