Ponte São João tem redução da criminalidade com presença da GM

 

O reforço do patrulhamento da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) na região da Ponte São João pelo programa Bairro Seguro já tem indicado índices positivos em relação ao combate à criminalidade no bairro e entorno. De acordo com o Setor de Estatísticas e Inteligência da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), se comparados os primeiros quadrimestres deste ano com o ano passado, houve redução de 33% dos números de furtos e roubos nos bairros – de 31 ocorrências elaboradas no 3º Distrito Policial naquele período do ano passado para 21 este ano.

Além das equipes fixas de guardas pelo programa Bairro Seguro na região, que compreende também as vilas Graff, Joana, Rica e Aparecida, o Apoio Tático e Canil também vêm auxiliando no patrulhamento, com abordagens em pessoas suspeitas e patrulhamento em áreas onde há presença de pessoas em situação de rua.

Para a gestora da UGSM, coronel Carla Basson, índices resultam do trabalho e das ações conjuntas da GMJ. “Também temos intensificado o patrulhamento em conjunto com outras Forças de Segurança na área central e Ponte São João, com resultados positivos e apoio da população. A sociedade tem que ter uma resposta rápida e é isso que estamos fazendo” – destaca.

O comandante interino da GMJ, inspetor Sandro Vilas Boas, ressalta também a atuação no formato de blitz pelas equipes da corporação e da Polícia Militar em locais conhecidos como “desmanches”. “Estamos identificando os locais e fazendo apreensões de objetos oriundos de pequenos furtos. Monitoramos também outros estabelecimentos que não possuem alvará, encaminhando-os ao setor competente da Prefeitura”, destaca.

Mais ações
No início de abril, a GMJ realizou uma ação de patrulhamento intensificado na região da vila Argos e vila Argos Velha, conforme demandado pelos moradores locais. Além das abordagens, a GMJ realizou pesquisas cadastrais com moradores e transeuntes.