Educação quer zerar fila das creches esse ano em Campo Limpo Paulista

Logo no início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação identificou uma lista de espera para inscrições da creche, referente aos anos 2018; 2019 e 2020 contendo 700 crianças, entre a faixa etária de 4 meses a 3 anos.Em 3 meses de trabalho intenso, foi possível reduzir 61% dessa lista. Restando 272 vagas na fila para esse ano.

A expectativa é que a lista de espera possa ser atendida completamente ainda em 2021. Tanto que uma nova Unidade de Creche no bairro Santa Lúcia, foi construída, com verba federal, e entregue em dezembro de 2020. Assim que estiver em funcionamento irá atender aproximadamente 250 novas crianças, eliminando toda a lista que estava pendente há quatro anos.

Ainda não há data prevista para inauguração desse novo espaço, é necessário aguardar aprovação da creche no Sistema de Secretaria da Escola Digital (SED).

Dando exemplo

Além de resolver um problema crítico, a coordenadora Técnica Pedagógica das Creches Thaina Paula Buzo Pontes da Cruz, diz que é preciso prestar contas à população.: “De fato, houve grande surpresa ao depararmos com uma lista de espera que tem inscrições pendentes desde 2018. Fizemos um trabalho focado e com transparência, e temos o compromisso com os munícipes em zerar esta lista”.

O gestor de Educação Vinicius Passarin Neves diz que é preciso ter seriedade na conduta do setor, o que se viu é que havia uma desorganização e falta de cuidado. “Em muito pouco tempo, conseguimos reorganizar uma área onde há muita demanda. É inadmissível fazer isso com a população”, completa.

Novas inscrições, como procedem?

O período para cadastrar novas inscrições será de 26 a 30 de abril. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação através do telefone (11) 4812-6864 do período de 19 a 23 de abril, para fazer agendamento de dia e horário, e na semana seguinte da ligação iniciar o processo de inscrição. As listas serão publicadas no site oficial da Prefeitura, para consulta pública.

Vale ressaltar que devido à pandemia as creches atualmente estão operando de forma remota.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista