Vereador Faouaz realiza Live com especialista sobre sequelas da Covid-19, nesta quarta (31)

Nesta quarta-feira, 31, a partir das 18h30, o vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, irá realizar uma Live em seu Facebook para tratar de orientações e informações locais a respeito de pessoas contaminadas pela Covid-19, que venceram o vírus, mas sofrem agora com as sequelas da doença. Para contribuir de forma técnica com o debate, Faouaz contará com a participação do fisioterapeuta e coordenador do Centro de Reabilitação de Jundiaí, Alexandre Bittencourt Moreira.

Estudos recentes comprovam que muitos pacientes que tiveram Covid-19 relatam sinais e sintomas após se recuperarem da doença. Um estudo inédito realizado no Instituto do Coração (Incor), divulgado pelo Jornal da USP, analisou as consequências cognitivas que a doença pode deixar no indivíduo. Segundo a pesquisa, os primeiros resultados apontam que não só aqueles que tiveram a doença na forma mais grave sofreram com alguma sequela cognitiva, mas também aqueles que tiveram sintomas mais leves, incluindo os assintomáticos.

Entre os sintomas mais comuns estão: sonolência excessiva, dificuldade de compreensão e julgamento, falhas na percepção visual, fadiga e perda de memória.

Ainda segundo responsáveis pelo estudo, com o diagnóstico precoce das sequelas, o tratamento e o acompanhamento funcionam de forma mais eficiente, já que o cérebro trabalha em uma condição de quanto melhor for o estímulo e mais rápido for este estímulo, melhor a pessoa vai ficar no futuro, algo que independe da idade.

Neste sentido, o Centro de Reabilitação de Jundiaí tem se debruçado sobre os casos com este perfil na cidade. “Falaremos com o fisioterapeuta Alexandre justamente sobre essas sequelas e que cuidados podemos oferecer, via SUS, em Jundiaí. Acredito ser muito importante falarmos não somente dos infectados com a Covid-19, mas sobre esse cenário posterior de impactos ao corpo que, infelizmente, a doença também provoca. Sempre de forma séria e acompanhada de técnicos que dominem o assunto. Levar informações corretas às pessoas nos dias de hoje também é nossa obrigação e instrumento de combate à descrença que vivemos”, diz Faouaz.

Para assistir à Live, basta acessar a página do Facebook do vereador: www.facebook.com/faouaztaha011

Assessoria de Imprensa