Entrada de praias do Litoral Norte são fechadas durante feriado antecipado em SP

Entradas de praias de São Sebastião (SP), no Litoral Norte de São Paulo, foram bloqueadas com tapumes de metal nesta sexta-feira (26). Os bloqueios estão sendo feitos pela administração para evitar aglomeração de turistas por causa da antecipação de feriados na capital paulista.

O acesso às praias está proibido em todo Estado devido à fase emergencial da quarentena, que foi estendida até 11 de abril. Além dos tapumes, faixas alertam para a proibição de estacionamento na orla e sobre a regra da fase mais restritiva do Plano São Paulo.

Até o início da tarde desta sexta, a administração já havia bloqueado acessos às praias de Maresias, Boiçucanga, Cambury, Barra do Una, Baleia, Barra do Sahy e Juquehy. As praias, todas da Costa Sul, são as que mais atraem turistas.

Segundo a prefeitura, o trabalho de bloqueio em mais praias deve se estender ao longo desta sexta-feira.

Restrições

São Sebastião adotou diversas medidas para evitar a circulação de pessoas durante o feriado antecipado em São Paulo.

A cidade instalou barreira sanitária com aplicação de teste para a Covid-19. Segundo a prefeitura, quem testar positivo será orientado a permanecer em isolamento domiciliar e voltar para sua cidade.

A gestão também proibiu a abertura de áreas comuns de lazer, como piscinas e churrasqueiras, em condomínios da cidade como forma de coibir aglomeração. A medida prevê multa em caso de descumprimento que variam de R$ 140 a R$ 14 mil.

Na rede hoteleira, os hóspedes devem apresentar um teste negativo do tipo RT-PCR realizado até 48 horas antes da visita à cidade.

São Sebastião atinge 100% da ocupação de leitos de UTI Covid-19 — Foto: Facebook/Reprodução

São Sebastião atinge 100% da ocupação de leitos de UTI Covid-19 — Foto: Facebook/Reprodução

São Sebastião foi a primeira cidade do litoral a anunciar colapso na rede de saúde. O anúncio foi feito após o anúncio de fase emergencial, quando a cidade passou cerca de uma semana com a UTI em capacidade máxima.

Além da ocupação, a cidade também chegou a ter níveis críticos de medicamentos para intubação de pacientes na UTI. A situação foi amenizada após o Estado enviar um lote com sedativos.

De acordo com a prefeitura, a cidade tem 20 leitos de UTI e não tem capacidade de habilitar novos leitos de cuidado intensivo porque faltam médicos. Atualmente, há 13 pessoas em leitos de UTI, dos 20 disponíveis. A cidade tem 7 mil casos confirmados e 91 mortes pela doença.