Hospital São Vicente amplia leitos e chega a 100% da capacidade estrutural

 

Com a nona ampliação nos leitos exclusivos para o tratamento aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, o Hospital São Vicente de Paulo (HSV) alcança 100% de sua estrutura de leitos de internação dedicados à pandemia. Caso não seja contida a circulação do Novo Coronavírus,  o atendimento corre o risco de ser prejudicado.

Por volta das 13 horas deste domingo (21) a estrutura passou a contar com 103 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 129 em enfermaria, totalizando os 232 leitos públicos de internação existentes dedicados para Covid-19 em Jundiaí. Entre segunda-feira (15) até o meio-dia de domingo (21), 173 pessoas foram internadas por Covid-19 no HSV. Crescimento de 35% em menos de sete dias.

“A administração não está medindo esforços para não deixar os pacientes sem atendimento. Chegamos ao limite estrutural do São Vicente e mais uma vez pedimos a ajuda da população para diminuir a circulação do vírus e a pressão no sistema hospital. Sempre vale lembrar para que as pessoas não aglomerem, saiam de casa somente se necessário, utilizem sempre máscara e façam a constante higienização das mãos”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A partir de agora, se forem necessárias novas ampliações, teremos que fazer grandes alterações, inclusive com medidas extremas em setores externos ao Hospital. Precisamos da colaboração de toda a população, que cada um faça a sua parte e mantenha os cuidados individuais e coletivos”, alerta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Para alcançar a ampliação de mais 20 leitos em 24h,o HSV transferiu o Pronto Socorro Geral para o Pronto Socorro Ortopédico,  localizado na entrada pela rua Anchieta. “A imensa estrutura do HSV está tomada pelo atendimento Covid-19. A pressão está intensa. O vírus só circula com a carona dada pelas pessoas. Se não há movimentação, não há circulação de vírus. É essencial a colaboração de todos”, ressalta.

Números
Na semana passada, Jundiaí havia vivenciado a pior semana de toda a pandemia,  com o recorde de 129 internações, 48% mais que no pior pico do ano passado, quando foram registradas 99.

Contudo, entre os dias 15 ao meio-dia deste domingo (21) , o número foi ainda maior, 173 pessoas deram entrada no HSV com Covid-19.

O resultado reflete o que acontece nos serviços de atendimento exclusivo Covid-19 da cidade. Na semana anterior foram registrados 3,6 mil pessoas em busca de atendimento entre as  Unidades Sentinelas de Jundiaí é PAs exclusivos  Covid-19. Desse total, 50% tem positividade para a doença e 10% desenvolverá a forma grave da doença.