Município entra em estado de ATENÇÃO com as chuvas das últimas horas

Com o acumulado de 120 mm de chuva na região do Santa Gertrudes – local que recebeu 97 mm nas últimas 72 horas -, Jundiaí passa para o estado de Atenção em monitoramento da Defesa Civil. As equipes estiveram em campo ao longo do sábado (6) e atenderam a sete chamados ocasionados pela quantidade de água acumulada no solo. A perspectiva é que o domingo (7) permaneça com chuvas, porém, em menor intensidade.

As ocorrências foram queda de árvore (Jardim Planalto), deslocamento de muro (avenida Antonio Pincinato), infiltração (São Camilo) e queda de muro e talude (Jardim Tarumã). Em todas as ocorrências não foram registradas vítimas nem a necessidade de remoção de famílias dos locais.

Chuvas retomam padrão de verão a partir da próxima semana

“No Jardim Tarumã, onde houve deslizamento de talude, os quintais de duas casa foram afetados e tiveram a interdição parcial. As famílias foram orientadas e os vizinhos também receberam informações sobre a necessidade de atenção, por conta das chuvas que persistirão nas próximas horas. O solo está bastante encharcado”, salienta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí,  coronel João Osório Gimenez Germano.

No início da próxima semana retornam as condições típicas de verão, com possíveis pancadas de chuva no final de tarde. O volume de chuva esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 9 anos, é de 358 mm.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Fonte: Defesa Civil