Animais passam por check-up no zoológico de Sorocaba

Um urso-de-óculos e um babuíno-sagrado passaram por um check-up geral no hospital veterinário do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), na última segunda-feira (1º).

O urso Pepito e o babuíno João foram anestesiados e passaram por avaliação e tratamento dentário, ultrassonografia abdominal, ecocardiograma e exames sanguíneos.

Os resultados foram positivos, mostrando que os dois estão em ótimo estado de saúde. Eles já voltaram à rotina habitual.

Pepito nasceu em 2010, no zoológico de Salvador (BA), e vive em Sorocaba desde 2012. Já o babuíno João nasceu em 2007 e cresceu no Quinzinho de Barros. Hoje, é o patriarca de sua família, composta por duas fêmeas e sua filha.

           Urso-de-óculos Pepito nasceu em 2010 e vive no zoo de Sorocaba (SP) desde 2012 — Foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

O urso-de-óculos é a única espécie de urso a habitar a América do Sul e está ameaçada de extinção. Possui coloração preta ou marrom escura, com exceção das manchas de coloração branca ou bege em formas de grandes círculos ou semicírculos em volta dos olhos e na parte baixa do pescoço.

O babuíno-sagrado é uma espécie natural do nordeste da África, com estado de conservação adequado na natureza. Habita savanas, áreas semidesérticas e rochosas e, ao entardecer, procura por penhascos para dormir.

Fonte: G1