Aumento de casos de Covid-19 pode fazer SP adotar fase vermelha para todo Estado

Todo o Estado de São Paulo, incluindo a capital, poderá regredir à fase vermelha do plano de combate à Covid-19 a partir de quarta-feira (3).

A adoção de um lockdown em regiões mais críticas também está sendo avaliada de acordo com a Secretaria da Saúde que trabalham em uma solução para desacelerar a transmissão do vírus.

A disseminação da doença de maneira desenfreada levou unidades de saúde públicas e privadas ao limite na Grande São Paulo e no interior do Estado, onde quase já não existem mais vagas em leitos de internação de enfermaria e UTI.

Por causa do cenário de colapso na maioria dos hospitais, tornou-se frequente o transporte de pacientes para a capital paulista em ambulâncias, às cegas, na esperança de encontrar um leito recém desocupado. Somente de quarta-feira até ontem, 307 pacientes com complicações da Covid-19 foram transferidos para a capital.

Como consequência, o sistema de atendimento hospitalar da cidade está ainda mais pressionado, apesar de o número de casos de internação ter dado uma ligeira folga nos últimos dias. Nesta segunda-feira a prefeitura de São Paulo viabilizou 100 leitos extras de UTI para o município.

A situação beira o caos principalmente no interior, em que já estão na fase vermelha as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.

Fonte: Agências de Notícias