Jundiaí ganha Instituto de Psicologia em meio à pandemia do novo Coronavírus

Sob o comando de Rita Aparecida Nicioli Cerioni, psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP) e docente universitária há 15 anos, o Instituto Clare Winnicott: Estudos em Psicologia nasce com o objetivo de favorecer uma oportunidade de formação continuada aos estudantes e profissionais da psicologia.

A Psicologia é uma ciência e uma profissão cada vez mais necessária, e que precisa acompanhar as dinâmicas mudanças psico-sócio-culturais que impactam sobremaneira nosso modo de estar no mundo, nosso prazer e dor, nossa interrelação com o outro e com a nossa subjetividade.

Ao longo desses anos de docência, Rita Cerioni se deparou com as dificuldades dos estudantes e recém-formados para investirem na contínua trajetória de ensino e aprendizagem que a profissão exige, o que variavelmente leva à uma desistência da profissão. Ver tantos bons ex-alunos abandonando seus sonhos motivou a criação de um instituto que possibilite acessibilidade aos que estão iniciando a carreira, através de cursos nas diversas áreas que a Psicologia contempla.

Os cursos são online presencial para melhor interação dos alunos com os docentes, ministrados em parceria com professores especialistas, mestres e doutores em suas áreas de atuação específicas. Os valores serão diferenciados para estudantes e profissionais com até 3 anos de formação.

O nome do instituto é uma homenagem a grande psicanalista e assistente social Clare Winnicott, guardiã e também incentivadora da obra de um dos grandes teóricos da psicanálise, Donald Winnicott, e sua companheira de décadas. Embora o nome remeta diretamente à psicanálise, a intenção do instituto é oferecer cursos nas diferentes abordagens, tornando esse acesso mais democrático.

DIA 27 TEM 2ª AULA

Sucesso na estreia, com todas as 45 vagas preenchidas, a segunda aula será dada neste dia 27 de fevereiro de 2021, das 9h às 12h, via zoom, reunindo Rita Cerioni e Andrea Souza, especialista em Sexologia Aplicada e Terapia Sexual pelo Instituto Paulista de Sexualidade. A primeira aula foi sobre o tema “Tão longe, tão perto: Atendimento Psicológico online, como e quanto é possível fazer”.

LGBTQIA+: qual o significado dessas tantas letras? Essa segunda aula trará uma profunda discussão do papel e do trabalho da psicologia com a população LGBTQIA+, tendo como disparador da reflexão o percurso da psicologia, que historicamente foi construída a partir da matriz de pensamento e linguagem heterossexual e cisnormativa.

Rita Cerioni explica que a clínica psicológica precisa escutar a voz da população LGBTQIA+, que, em muitos momentos, ganha mais visibilidade a partir das cicatrizes deixadas pela violência que sofre. “As pessoas têm histórias e têm suas paixões, sonhos, desejos, projetos, realizações, dores e dissabores que transcendem a orientação sexual ou identidade de gênero, portanto são vidas que não se resumem a uma dessas letras. É esse o ponto central que abre as discussões dia 27”. E completa: “Ainda vemos uma parte dos psicólogos insistindo na escuta patologizante da diversidade sexual e de gênero. É urgente desconstruir a forma como olhamos para construir uma escuta limpa de enganos e preconceitos”.

 

SERVIÇO

WhatsApp: 11 \ 97300-0432

Facebook: icw.psicologia

Instagram: @icw.psicologia

E-mail: institutoclarewinnicott@gmail.com

 

One thought on “Jundiaí ganha Instituto de Psicologia em meio à pandemia do novo Coronavírus

Comments are closed.