Jundiaí é destaque em site de organização internacional com ‘sala de aula’ a céu aberto

 

O modelo da volta às aulas na rede municipal de Jundiaí, com a proposta de “desemparedamento”, ganhou mais um destaque importante. Dessa vez, por meio de um artigo no site da instituição Child Rights International Network (Cris), um think tank que busca produzir perspectivas novas e dinâmicas sobre questões relacionadas aos direitos humanos, com foco nos direitos da criança.

artigo é assinado por Laís Fleury, coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, e cita a aplicação da “sala de aula” ao ar livre, em parques e espaços abertos de Jundiaí, como “uma iniciativa que pode ser adotada por todas as prefeituras do Brasil”. Também observa que “Jundiaí aproveitou a pandemia como uma oportunidade para repensar o formato existente de educação infantil”.

“Neste período de pandemia, buscamos alternativas para que o processo de aprendizagem fosse mantido e nossa equipe educacional se mostrou comprometida com o desenvolvimento das crianças”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Em um momento adverso como esse, Jundiaí se tornou exemplo para o mundo.”

Para a gestora de Educação Vastí Ferrari Marques, essa projeção internacional só foi possível porque “é parte de um trabalho coletivo, criado por nós e compartilhado por toda a rede, pensando o “desemparedamento” como nova linha pedagógica”. “O retorno gradual tem sido muito importante, levando em conta o prejuízo que crianças tiveram após muito tempo longe das escolas”, aponta também a gestora.

A Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí está alinhada ao projeto do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. A cidade tem dado espaço permanente às crianças, inclusive com a recente abertura do Mundo das Crianças, um dos locais utilizados para as aulas a céu aberto. O resultado dos primeiros dias do retorno, segundo Vastí, já começa a ser visto, e as crianças colhem os frutos.