Prefeitura e ciclistas discutem melhorias para prática esportiva

Em continuidade ao diálogo iniciado na gestão anterior, um grupo de ciclistas esteve na Prefeitura de Jundiaí para conversar com técnicos das Unidades de Planejamento Urbano de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Trânsito e Infraestrutura e Serviços Públicos e conhecer os planos de melhorias para os praticantes da atividade esportiva e de lazer em andamento na administração do município.

Durante o encontro, foram apresentados os trechos de projetos executivos já contratados pela administração municipal, tanto de ciclovias quanto de calçadas, que vão nortear a implantação em diversos pontos da cidade como área central, interligação das avenidas Osmundo Santos Pelegrini, Antonio Pincinato, Jundiaí, Henrique Brunini, Navarro de Andrade, entre outros.

A diretora de Urbanismo da Unidade de Planejamento Urbano de Meio Ambiente, Sylvia Angelini, aproveitou para explicar sobre o plano de bairro do Jardim Novo Horizonte, que será publicado em três meses e indica que a população da região tem interesse em fazer seus deslocamentos diários de bicicleta. “A escuta realizada com os moradores do Vetor aponta que há uma demanda por ciclovias e ciclofaixas no local. Queremos a colaboração dos ciclistas para o projeto”, explicou Sylvia.

Em continuidade dessa primeira reunião, será encaminhado ao grupo de representantes alguns pontos para que os ciclistas colaborem com sugestões. Dentre os temas estão a validação das rotas existentes de lazer, rotas do Circuito da Uva, percursos de mobilidade urbana, rotas alternativas que são praticadas pelos usuários, normalmente por dentro de bairros  e locais para a instalação de paraciclos. “A ideia é atender às necessidades dos ciclistas que também são pedestres e do município como um todo, considerando todos os modais de transporte e com a premissa da segurança viária”, comentou a diretora de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano de Meio Ambiente, Paula Siqueira.

Alexandro Stephanin é ciclista há 10 anos e um dos representantes do grupo que esteve presente. Para ele, o encontro para retomada do assunto foi positivo. “A expectativa é que sejam atendidas as necessidades para ampliar a segurança no trânsito, a mobilidade urbana e o acesso às rotas de cicloturismo”, disse.

Com informações do portal esportejundiai.com