Castelo comemora 115 anos com crescimento da produção

 

Fundada em 1905, no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, a Castelo Alimentos figura entre as poucas empresas brasileiras que possuem mais de 100 anos de existência. A longa trajetória foi marcada por mudanças na área administrativa e de negócios, bem como por inovação em suas embalagens, assim como pela conquista de liderança de mercado em sua categoria de atuação, que é mantida até hoje.

Desde que iniciou sua história, a Castelo se tornou a maior fabricante de vinagres da América Latina. Atualmente, 150 milhões de litros do produto são fabricados anualmente em sua planta, localizada na cidade de Jundiaí, no interior do estado de São Paulo. Além disso, a indústria expandiu sua atuação lançando alimentos que atendem a diversos hábitos do consumo alimentício do brasileiro. “Hoje, estamos entre as cinco marcas mais importantes em categorias como molho de salada e palmito”, afirma Marcelo Cereser, CEO da empresa.

No mês de outubro de 2020, a Castelo completou 115 anos e, para celebrar, comunicando aos consumidores esse marco, a empresa decidiu implantar mudanças no visual dos rótulos dos produtos da marca, que irão para as gôndolas de todos os supermercados do País. Eles passam a estampar um novo logotipo e a ter em sua comunicação a assinatura “Alegria do Sabor”. Além disso, o logo aparece também em peças de pontos de vendas, onde estará associado à imagem de celebridades de forte influência na área da gastronomia e de hábitos saudáveis, como o apresentador e chef Edu Guedes e Solange Frazão, cuja imagem é ligada à saúde e à boa forma.

Em celebração à data emblemática, a Castelo lança também um livro dedicado aos 115 anos da marca, que narra toda sua história, desde sua origem até suas conquistas e ações atuais. Também será realizada a reformulação do site institucional e da loja virtual, que agora serão integrados.

Nova logomarca

Atributos como jovialidade e alegria são expressos na nova logomarca por meio de cores mais vibrantes. “Com a mudança, vamos atrair ainda mais a atenção do consumidor para a nossa linha nas gôndolas dos supermercados”, avalia Cereser.

Uma das alterações que serão encontradas nos rótulos, além de novas cores, é a imagem do castelinho, ícone da marca. Localizado anteriormente na parte de cima da logomarca, ele foi deslocado para baixo, à direita do nome Castelo, que agora é apresentado com maior leveza e representa uma chancela direta para a tradição e qualidade associados à marca.

“A nova roupagem das embalagens e novo slogan ‘Alegria do sabor’ foram pensados para levar mais alegria, cores e sabores para a vida dos nossos consumidores e enxergamos que esse é um momento importante para esse tipo de comunicação, pois acreditamos na permanência do hábito de cozinhar em casa e da maior preocupação com hábitos saudáveis, ambos processos acelerados durante a pandemia”, afirma Gislaine Pavani de Freitas, coordenadora de Marketing da Castelo.

Evolução em 115 anos

De fabricante de vinagres, a Castelo se consolidou, durante esses 115 anos, como uma empresa de alimentos com portfólio diversificado. São cerca de 140 produtos com a marca Castelo, em diversas categorias. Só na linha de vinagres, são grandes as variações, que incluem, por exemplo, uma versão de arroz, que tem apresentado grande crescimento. Os três principais segmentos, entretanto, são os de álcool e suas respectivas aromatizações, os de vinhos e os de maçã – que têm maior valor agregado. “Esses são produtos elaborados a partir de 100% de fruta”, comenta o CEO, Marcelo Cereser. Nessa linha, a empresa também disponibiliza uma versão orgânica, com certificação da Ecocert Brasil.

A empresa atua ainda na categoria de molhos de salada, azeitonas, picles, cebolinhas, champignon, azeites, temperos em pó, condimentos, como molho de pimenta e de soja, ketchup, mostarda e maionese, além de patês de pimenta com diferentes níveis de picância.

A ampliação do leque de produtos, assim como as novas iniciativas, fazem a empresa manter sua jornada de crescimento, mesmo num ano de crise em alguns setores da economia e de relativa instabilidade no setor de alimentos. “De janeiro até agora, acumulamos um crescimento de aproximadamente 15% no volume de vendas. Acreditamos que, neste último trimestre, com todas as novidades que estamos colocando no mercado, vamos alavancar mais as vendas”, ressalta Gésica Cereser, gerente comercial e de marketing da Castelo.

Em solidariedade e retribuição ao mercado consumidor durante o período da pandemia, a Castelo Alimentos tomou iniciativas beneficentes, como a doação de 160 mil frascos de álcool em gel e 3 mil litros de álcool líquido. Esta atitude figura entre diversas ações solidárias e filantrópicas da Castelo, como apoio a projetos sociais, bem como a instituições ligadas à área da saúde e ao esporte. Além disso, a empresa tem apostado em uma comunicação inspiradora e positiva para com seus consumidores, em diversos canais, inclusive digitais, onde a empresa tem parceria com um forte time de influenciadores, como Camila Masullo, do canal de culinária Sal de Flor, Carol Borba, personal trainer e youtuber, Flávia Ferrari, home expert do canal A Dica do Dia, as nutricionistas Roseli Rossi e Juliana Rossi, entre outros criadores de conteúdos regionais.

Sobre a Castelo

No mercado desde 1905, a Castelo Alimentos, antiga Vinagres Castelo, é a maior empresa de vinagres da América Latina. É considerada uma das mais importantes indústrias de alimentos, a empresa comercializa mais de 140 produtos, desde vinagres de vinho, de arroz, maçã e saborizados, até temperos completos, molhos para salada, molhos condimentados, balsâmicos, azeites, conservas, palmitos, patês e muito mais.

Nos últimos anos, a Castelo Alimentos desenvolveu um projeto de conquista do mercado internacional com a exportação de seus produtos para diversos países, como Uruguai, Estados Unidos, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Portugal, Holanda, Japão, Cabo Verde, Bolívia, Argentina, Angola, Paraguai, Inglaterra e Moçambique. SAC: 0800 7716111. Para saber mais, acesse: www.casteloalimentos.com.br