Paulista fica mais uma vez de fora da Copa Paulista de futebol 

O Paulista pelo quarto ano consecutivo está fora da Copa Paulista de futebol. Maior campeão da competição em três oportunidades – 1999, 2010 e 2011, o Tricolor não consta na lista de 20 participantes do torneio em 2020.

As equipes que confirmaram participação na competição são Água Santa, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Guarani, Ferroviária, Inter de Limeira, Juventus, Marília, Nacional, Novorizontino, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Rio Preto, São Bernardo FC, Velo Clube, XV de Piracicaba. A Copa Paulista terá início em 4 de novembro e término previsto para 23 de dezembro de 2020.

Na primeira fase da competição, os clubes serão divididos em cinco grupos regionalizados, com quatro participantes cada. As equipes jogarão em turno e returno, classificando-se para as oitavas de final os três melhores colocados de cada grupo e melhor quarto colocado.

Os grupos ainda serão divulgados pela Federação Paulista de Futebol, provavelmente até a próxima segunda-feira, dia 18. Já as oitavas, quartas, semis e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.

Não haverá cobrança dos clubes para inscrição dos atletas. Além disso, a FPF custeará e enviará para todas as partidas um Gerente de Operações, visando o cumprimento dos protocolos de saúde e de jogo. Vale lembrar que o campeão da Copa Paulista escolhe a vaga no Brasileirão Série D ou Copa do Brasil, restando ao vice a vaga que sobrar.

Em consonância com o Protocolo de saúde, feito em conjunto entre entidade e clubes, haverá testes semanais nos elencos e comissões técnicas de todos os clubes participantes. 100% dos testes serão custeados pela FPF – 38 testes por equipe por semana.

 

Última participação

A última vez que o Tricolor esteve na Copa Paulista foi em 2016. Com Stélio Metzker como treinador, o Galo ainda foi desclassificado na primeira fase. Em 12 jogos, o time obteve apenas quatro vitórias, dois empates e seis derrotas no grupo 3, ficado na 5ª colocação da chave.

Em 2017 o Paulista não pode disputar, pois na época como foi rebaixado a Série B1, estava proibido por norma da FPF por participar. Em 2018 e 2019 por participar da Série B1 não poderia participar da Copa Paulista.

 

(Fonte: Thiago Olim – www.esportejundiai.com)