Prática de futebol e futsal amador em Várzea Paulista está autorizada

A prática de futebol e futsal de forma amadora (jogos não profissionais, sejam amistosos, as “famosas peladas” ou práticas destes esportes de forma coletiva) na cidade de Várzea Paulista está autorizada, caminhando de forma diferente do que ocorre em Jundiaí, que tal prática continua expressamente proibida. Os jogos podem ocorrer apenas em campos particulares, já que os centros esportivos continuam fechados por parte da Prefeitura – sem previsão de liberação para suas atividades. A medida atende as quadras de futebol society que estão liberadas para receberem jogos.

Em nota envidada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista, o futebol e futsal amador estão autorizados de acordo com o decreto estadual que regula o plano São Paulo. Algumas medidas pelos praticantes devem ser tomadas e são as seguintes:

– uso de álcool em gel e máscaras

– distanciamento social quando possível

– proibição de aglomeração de pessoas ou presença de público nas imediações do evento.

Segundo a Prefeitura de Várzea Paulista, acaba realizando de forma rotineira diligências fiscalizatórias, visando coibir abusos e desrespeito às medidas sanitárias e de posturas. A fiscalização é realizada pela Fiscalização do Comércio, na hipótese de funcionamento fora do horário permitido ou perturbação ao sossego público. A Vigilância Sanitária atua nos casos de desrespeito às medidas sanitárias preventivas.

A realização de práticas desportivas em desacordo com as medidas sanitárias de prevenção sujeita o infrator a inúmeras penalidades, que vão desde interdição do estabelecimento a multa punitiva. Reclamações poderão ser realizadas junto a Ouvidoria Municipal ou diretamente as autoridades de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar).

Em Jundiaí na última segunda-feira, a Prefeitura de Jundiaí confirmou que a prática de futebol e futsal amador, como de qualquer modalidade coletiva, seja treino coletivo ou partida, está proibida. Nesta sexta-feira a Prefeitura de Jundiaí soltou um novo decreto municipal com mais algumas flexibilidade, mas nenhuma referente ao esporte, especialmente o coletivo.

 

A nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista

De acordo com o Comitê de Acompanhamento ao Coronavírus (CAC) em Várzea Paulista, em conformidade com o Decreto Estadual que regula o Plano São Paulo de enfrentamento a pandemia de Covid-19, a cidade encontra-se na fase amarela, sendo certo que nessas condições estão autorizadas práticas desportivas, tais como futebol e futsal, desde que guardadas as medidas sanitárias de precaução estipuladas pela legislação sanitária, tais como uso de álcool em gel, máscaras, distanciamento social quando possível e proibição de aglomeração de pessoas ou presença de público nas imediações do evento. Sendo assim, enquanto o município permanecer na fase amarela, as práticas desportivas estão autorizadas nos limites sanitários previamente estipulados.

O município realiza rotineiramente diligências fiscalizatórias, visando coibir abusos e desrespeito às medidas sanitárias e de posturas. A fiscalização é realizada pela Fiscalização do Comércio, na hipótese de funcionamento fora do horário permitido ou perturbação ao sossego público. A Vigilância Sanitária atua nos casos de desrespeito às medidas sanitárias preventivas.

A realização de práticas desportivas em desacordo com as medidas sanitárias de prevenção sujeita o infrator a inúmeras penalidades, que vão desde interdição do estabelecimento a multa punitiva. Reclamações poderão ser realizadas junto a Ouvidoria Municipal ou diretamente as autoridades de Segurança Pública (Guarda Civil Municipal ou Polícia Militar).

 

(Fonte: Thiago Olim – www.esportejundiai.com)