No “último dia” de abertura do comércio, consumidores vão às compras em Jundiaí

Jundiaí, que pertence à Região de Campinas, retrocedeu para a fase vermelha do Plano de São Paulo e partir desta segunda-feira (6) e apenas o comércio essencial poderá funcionar na cidade. O anúncio foi feito pelo governador João Dória nesta sexta-feira, que alegou aumento do número de ocupação dos leitos nos municípios do interior.

Neste sábado (4), último dia em que o município permanece na fase laranja, muita gente foi às ruas para “garantir” as compras. Houve aglomeração, filas e ânimos acirrados em frente de algumas lojas, de clientes querendo entrar para consumir.

Calçadão da Barão com movimento intenso na manhã deste sábado (4). (Foto: Xororó Motoboy)

 

O que dizem os representantes de entidades do comércio de Jundiaí

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, lamentou o retrocesso. “Para nós, empresários, será muito difícil. Na fase laranja, apesar das restrições, o comércio estava funcionando. Agora teremos de reforçar serviços de delivery e vendas por internet mas nem todos os segmentos conseguem esta opção.”

Mark observa que apesar do cenário preocupante, e estarmos enfrentando um inimigo invisível, o Plano São Paulo abrange macrorregiões. O ideal, segundo ele, seria a divisão do Estado em novas microrregiões para que a análise de flexibilização do avanço da Covid-19 seja mais justa e coerente com a realidade de cada município. Esta, inclusive, foi a proposta da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a ACE Jundiaí faz parte, encaminhada ao Governo do Estado nesta semana. “Enquanto não temos o retorno desta solicitação, precisamos cumprir a determinação. Estamos passando por um momento muito complicado que vem prejudicando famílias do mundo inteiro”, disse. “Por isso, precisamos intensificar as regras de prevenção para conseguirmos conter o avanço da doença no interior e assim iniciarmos a retomada da economia.”

Mark William – Presidente da ACE Jundiaí. (Foto: Arquivo/internet)

 

O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) lamentam a reclassificação da região de Campinas pelo Governo do Estado de São Paulo para Fase 1 (vermelha), a mais severa do Plano São Paulo.

“Entendemos a gravidade da situação de saúde, no entanto a notícia causa muita preocupação aos comerciantes especialmente pela questão econômica já que o setor voltou a funcionar há um mês e seguia confiante na retomada dos negócios, mesmo que gradualmente e com a adoção dos protocolos sanitários. Como entidades representativas do comércio, veremos quais medidas serão tomadas para tentar agilizar o retorno das atividades e seguimos à disposição e em apoio aos empresários neste novo momento”, afirma Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí.

Edison Maltoni – Presidente do Sincomercio e CDL Jundiaí – (Foto: Divulgação/Internet) 

 

Em pronunciamento pelas redes sociais, (Veja o vídeo, abaixo) o prefeito, Luiz Fernando Machado, disse que apesar de Jundiaí estar preparada para enfrentar a doença, o município não é uma ilha e 30% dos leitos já estão ocupados por moradores de outras cidades. “Posições radicais, individualistas não aliviarão a situação do País. Solidariedade e a empatia são essenciais para superarmos este momento difícil.”

CONFIRA O VÍDEO: