Sábado de movimento intenso na região central de Jundiaí

Mais uma vez muita gente foi ao centro de Jundiaí para fazer compras. Neste sábado (6), as lojas abriram por volta das 9h30, como nos demais dias da semana. Todos os estabelecimentos registraram movimento e a entrada em cada loja é feita de maneira controlada, obedecendo o Decreto Estadual e Municipal.

O movimento intenso na manhã deste sábado no “Calçadão da Barão”.(Foto: Xororó Motoboy)

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí, depois de 60 dias com as portas fechadas, comerciantes da cidade encerram a semana de flexibilização com boas expectativa de aumento de vendas para os próximos dias.

Segundo o presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, as vendas ainda estão abaixo do esperado mas a reabertura, mesmo com restrições e horário reduzido, é motivo de comemoração e já marca um grande recomeço.

“Na segunda-feira o movimento foi muito intenso mas depois seguiu instável. Acreditamos que o excesso de gente nas ruas no primeiro dia foi uma mistura de euforia, pelo cansaço do isolamento, com a necessidade de adquirir determinados produtos que a pessoa não conseguiu comprar pela internet”, explica. “Ainda observamos filas na frente de lojas mas é justamente porque os comerciantes estão cumprindo os protocolos, que limitam a entrada e permanência de pessoas a 20% da capacidade do estabelecimento.”

Mark William Ormenese Monteiro – Presidente da ACE de Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Dia dos Namorados marca retomada do comércio

Considerada a terceira melhor data do ano para as vendas no varejo, o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, será um marco nesta retomada das atividades comerciais em Jundiaí na avaliação de Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).

“Os comerciantes devem apostar promoções, fazer parcerias de negócios, montar kits de produtos, oferecer facilidades no pagamento e redobrar a atenção com as medidas de segurança sanitária porque esta será a primeira data comemorativa com presença de consumidores nas lojas”, observa Maltoni.

Ele avalia que os empreendedores devem buscar alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa, com rigor para evitar endividamento e excesso. Para isso, recomenda-se fazer um levantamento de estoque, diminuir a margem de lucro e realizar promoções.  “É o momento de pequenos comerciantes se unirem, compartilhando mailings e mercadorias por consignação. Existe a possibilidade realizar encomendas conjuntas com os fornecedores, a fim de chegar a preços mais atrativos”, orienta.

Edison Maltoni, presidente da CDL e do Sincomercio. (Foto: divulgação)

Fiscalização orienta e coíbe comércios irregulares

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Jundiaí – que contam com a Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal (GMJ), estão percorrendo o Centro e bairros de Jundiaí, para conferir o cumprimento do decreto que estabelece normas e horários específicos para o comércio durante a reabertura gradual das atividades.

Na última quinta-feira (4), na Rua Barão de Jundiaí, três comércios foram advertidos por abrirem suas portas antes do horário determinado pelo decreto, às 9h30, e orientados para que passem a cumprir as medidas sanitárias necessárias para seu funcionamento.

Segundo a responsável pela Divisão de Fiscalização do Comércio, Cristina da Fonseca, o trabalho das equipes teve início pela manhã justamente para verificar o cumprimento dos horários. “De acordo com o decreto, o comércio pode funcionar das 9h30 às 15h30, mas há comerciantes que abrem antes e fecham depois”, explica. “A partir desta quinta (4) tem início a segunda fase da fiscalização, com multa para quem insistir em desrespeitar as orientações, que já são de conhecimento de todos”.

Trabalho das equipes teve início pela manhã. Comércio pode funcionar das 9h30 às 15h30

Na manhã desta quinta, os comerciantes em situação irregular foram orientados a baixar as portas e só abrir o estabelecimento às 9h30. Se houver reincidência é aplicada multa de R$ 1.719,90 e, se o descumprimento ocorrer pela terceira vez, a Prefeitura dá início ao processo de cassação de alvará de funcionamento.

(Fontes: Prefeitura de Jundiaí, ACE, CDL e Sincomercio)