Prefeitura inicia manutenção de dois viadutos históricos

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), iniciou a recuperação e o reforço estrutural de dois importantes e históricos viadutos da cidade: o São João Baptista, na Ponte São João, inaugurado em 1950, e o Engenheiro Romão Nasser, no início da Av. Jundiaí, no Centro (entregue à população 24 anos depois).

Estão sendo feitos a demolição e substituição de áreas de concreto desgastadas e o reforço das armaduras de ferro. Posteriormente, ocorrerão a conservação do leito carroçável (com a aplicação de nova camada de asfalto e sinalização) e a troca da iluminação.

O investimento da Prefeitura na melhoria dos dois viadutos é de R$ 2,9 milhões e a previsão de término das obras é setembro deste ano.

Primeiro viaduto de Jundiaí, o São João Baptista completa 70 anos em 2020 – foi inaugurado no dia 24 de setembro de 1950 pelo prefeito e arquiteto Vasco Antonio Venchiarutti. Ele governou o município de 1948 a 1951 e entre 1956 e 1959. O nome da construção foi oficializado no Projeto de Lei 213, do vereador Armando Gaspari, aprovado na sessão ordinária da Câmara de 31 de outubro de 1950.

“A obra passou a interligar Jundiaí e mudou nosso conceito de mobilidade urbana”, destacou Paulo Vicentini, historiador e diretor do Departamento de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Arquiteto aposentado e ex-coordenador de Projetos Especiais da antiga Secretaria de Planejamento de Jundiaí, na segunda gestão do prefeito André Benassi (de 1993 a 1996), Araken Martinho lembra de forma especial da cerimônia de inauguração do viaduto da Ponte São João, que teve a ilustre presença do governador paulista à época, Adhemar de Barros. “Naquele 24 de setembro de 1950, eu resolvi estudar Arquitetura. Fiquei amigo do prefeito Vasco Venchiarutti, que foi um grande chefe do Executivo e uma pessoa muito afável e cordial. A Avenida Jundiaí também foi obra do Vasco”.

Construção do viaduto São João Baptista foi um marco na história de Jundiaí

Construção do viaduto São João Baptista foi um marco na história de Jundiaí

Hoje com 88 anos, Araken é dono de uma memória privilegiada. Ele contou que a obra do viaduto São João Baptista teve um terço de seu orçamento custeado pela Prefeitura, mas o Poder Público não tinha dinheiro para viabilizar o restante. “O Dr. Jayme Cintra, presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, foi procurado e garantiu que a empresa custearia o segundo terço do orçamento da obra. Faltava uma última parte, viabilizada com a ‘vaquinha’ de comerciantes e moradores. A contribuição seria paga pela Prefeitura, com juro de 1% ao mês durante quatro anos”, emendou o arquiteto, que foi professor da PUC e secretário de Planejamento de Campinas. Ainda é autor do projeto do Paço Municipal de Jundiaí.

Na cerimônia de inauguração do viaduto da Ponte, a emoção aumentou ainda mais próximo ao espaço destinado às autoridades presentes, segundo Araken. O comerciante Américo Picchi, já falecido, pediu a palavra e anunciou que a dívida do Executivo junto aos donos de comércios da cidade estava perdoada. “Antes do viaduto ser aberto, o acesso das pessoas da região central à Ponte São João era feito por uma rua com porteira. Era necessário cruzar os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana. A obra simbolizou o progresso que ajudou a cidade a crescer”, completou o projetista do Paço de Jundiaí.

Araken: "Viaduto da Ponte São João simbolizou o progresso que ajudou Jundiaí a crescer"

Araken: “Viaduto da Ponte São João simbolizou o progresso que ajudou Jundiaí a crescer”

Ex-prefeito
Ibis Cruz comandou os destinos do município entre 1973 e 1977 e inaugurou o viaduto Engenheiro Romão Nasser em setembro de 74. O nome da obra no Centro de Jundiaí foi oficializado pelo Projeto de Lei 5.833/1992, do vereador Jayme Leoni. “Este viaduto foi maravilhoso para a cidade, assim como o da Ponte São João.

Ambos facilitam o deslocamento das pessoas em dois trechos fundamentais do município. No caso do Engenheiro Romão Nasser, ele liga o Centro à Rodovia Anhanguera e bairros do Vetor Oeste”, disse Ibis Cruz.

O ex-prefeito contou que o começo dos trabalhos do viaduto, que passa em cima da Av. 9 de Julho, se deu no final da gestão de seu antecessor, Walmor Barbosa, prefeito de 1969 a 1973 e de 1989 a 1992. “A primeira parte da obra foi a da pista sentido Anhanguera. Depois veio a do lado que leva ao Centro. Tivemos que transpor um barranco com a tubulação do Córrego do Mato”, finalizou.

Viaduto da Av. Jundiaí foi inaugurado nos anos 1970

Viaduto da Av. Jundiaí foi construído e inaugurado nos anos 1970

O homenageado
Romão Nasser nasceu em 13 de setembro de 1932 e morreu, aos 47 anos, em 18 de janeiro de 1980. Sua terra natal era Jundiaí e ele formou-se em Engenharia Civil e Hidráulica na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Em 62, Romão começou a trabalhar no Departamento de Obras da Prefeitura de Jundiaí, tendo sido coautor do projeto do primeiro espaço do Velório Municipal. Doze anos mais tarde, passou a integrar o quadro da DAE. Foi o responsável por vários projetos importantes de saneamento básico para a cidade.

Pouco antes de morrer, Romão se preparava para lançar uma técnica – revolucionária na época – de construção de casas populares com placas pré-moldadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ / J. Janczur / Acervo do Depto. de Museus da Unidade de Gestão de Cultura (UGC)