Colsan tem queda de mais de 50% de doadores durante a pandemia

O estoque do banco de sangue teve uma queda durante a pandemia de coronavírus em Jundiaí (SP). O número de doadores caiu mais de 50% no município.

O banco é responsável por abastecer os estoques de sangue dos principais hospitais da cidade e também da região, como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva e Itatiba (SP).

Por isso, a equipe passou a fazer a convocação de doadores pelo telefone. Nesta sexta-feira (8), há 35 doadores agendados. O número é baixo, se comparado aos quase 100 que doavam todos os dias antes da pandemia.

O banco de sangue de Jundiaí procura conscientizar os moradores sobre a importância da doação, mesmo em tempos difíceis. Segundo eles, cada doador pode salvar diversas vidas.

O local, que fica na Rua XV de Novembro, 1.848, funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Para agendar um horário basta ligar para (11) 4521-4025.

Para ser doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e levar um documento original com foto. Também é preciso estar alimentado e descansado.

(Fonte: G1)