Estado de São Paulo tem 1,5 mil profissionais de saúde afastados por coronavírus

O estado de São Paulo tem 1.557 profissionais de saúde afastados do trabalho por suspeita ou confirmação de contaminação pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário da Saúde, José Henrique Guermann, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (17).

São Paulo é o estado com o maior número de casos da doença no país, com 928 mortes e 12.841 confirmações de infectados.

Para tentar minimizar a ausência na linha de frente do combate à doença, o Governo de São Paulo afirma que vai contratar 1.185 profissionais em caráter emergencial. Deste total, 260 são de vagas remanescentes de concursos públicos e as outras 925 são novas contratações por tempo determinado.

“O afastamento se dá imediatamente quando o profissional de saúde começa a apresentar um quadro chamado síndrome gripal (febre com tosse, falta de ar e coriza). Então, ele é suspeito, porque pode ter a síndrome por vários tipos de agentes etiológicos, principalmente virais. Eles têm prioridade para fazer o teste em tempo real para dizer se é o coronavírus ou não, e isso vem sendo feito pela rede laboratorial”, afirmou Paulo Menezes, coordenador de Controle de Doenças.

Segundo Menezes, 120 mil testes rápidos foram enviados pelo Ministério da Saúde para São Paulo para atender profissionais de saúde, profissionais da segurança pública e idosos institucionalizados. Estes testes, no entanto, indicam apenas se a pessoa desenvolveu imunidade ao vírus e são diferentes dos testes laboratoriais PCR, que são capazes de determinar se a pessoa está contaminada.

A fila de testes PCR que aguardam confirmação no estado de São Paulo caiu para 9,4 mil nesta sexta-feira, segundo o secretário da Saúde, José Henrique Germann. Na quinta-feira (16), o número de amostras represadas era de 13 mil, mas esse valor chegou a ultrapassar 20 mil na semana passada.

A realização dos testes é fundamental para dimensionar corretamente a evolução da pandemia, mas o governo tem tido dificuldades para conseguir kits e processar toda a demanda.

Sistema sobrecarregado

Nesta sexta-feira (17), o estado de São Paulo tem 2.235 pacientes internados com confirmação de Covid-19, sendo 1.039 em leitos UTI e 1.196 em enfermaria. Há ainda mais 3.505 pacientes internados com suspeita da doença, sendo 1.236 em UTI e 2.269 em enfermaria.

Vários hospitais de referência já estão com o sistema sobrecarregado. A taxa de ocupação das UTIs dos hospitais mais procurados na capital varia de 78%, percentual registrado no Hospital Geral da Itapevi, a 100%, valor verificado na UTI do Hospital Emílio Ribas, segundo a Secretaria Estadual da Saúde.

Em coletiva de imprensa nesta tarde também foram divulgadas as taxas de outros hospitais da capital com grande ocupação de leitos em UTI e enfermaria.

Maiores taxas de ocupação de UTI:

  • Hospital Emílio Ribas: 100%
  • Hospital Estadual Mário Covas de Santo André: 89%
  • Hospital das Cínicas: 84,5%
  • Hospital Geral Vila Santa Marcelina do Itaim Paulista: 82%
  • Hospital Geral de Itapevi: 78%

Fonte: G1