Prefeitura anuncia novas medidas contra a COVID-19 e corte de salários dos comissionados

Em pronunciamento ao vivo realizado na manhã deste sábado (4), o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, vereador Faouaz Taha, anunciaram a redução dos salários dos agentes políticos e dos servidores em cargos de comissão do Executivo e do Legislativo. A medida irá valer enquanto o município estiver enfrentando a pandemia da COVID-19 e os recursos economizados irão para um fundo voltado ao combate do novo coronavírus.

No âmbito da Prefeitura, serão reduzidos em 30% os salários do Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Secretários Adjuntos. Os servidores em comissão em cargos DAC4 terão redução de 10%, e para os cargos DAC5 a redução será de 5%.

Para a Câmara Municipal, a redução será de 30% nos vencimentos dos vereadores e diretores. Haverá redução também nos salários dos servidores comissionados.

O Presidente da Câmara Municipal de Jundiaí reforçou que a medida foi discutida e apoiada pelos 19 vereadores, e que todos os parlamentares participam das discussões e deliberações do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Faouaz ressaltou que a Câmara Municipal de Jundiaí já conta com uma estrutura enxuta, sem verba de gabinete, e que ano a ano reduz seu orçamento. Com a medida, a ideia é economizar cerca de R$ 3 milhões.

As reduções salariais anunciadas serão formalizadas em Projeto de Lei a ser encaminhado no início da próxima semana para a Câmara Municipal de Jundiaí, onde será submetido à votação em Plenário.

No pronunciamento, Luiz Fernando Machado informou que a procura por serviços de saúde de pacientes com problemas respiratórios cresceu em 129% em relação ao mesmo período do ano passado. Destacou que 46% dos leitos reservados para tratamento de casos suspeitos ou confirmados para COVID-19 já estão ocupados, e que 38% dos equipamentos, como respiradores e ventiladores, também já estão em uso.

Por isso, reforçou a necessidade do distanciamento social e esclareceu que devem manter o atendimento ao público apenas os serviços considerados essenciais. O Prefeito pediu o apoio da população para que se evite sair às ruas, desestimulando inclusive a prática de atividades ao ar livre que possam gerar aglomerações.

Prefeito Luiz Fernando faz transmissão ao vivo para falar de medidas de combate à COVID-19

Acompanhado de gestores, prefeito Luiz Fernando Machado faz transmissão ao vivo para falar de novas medidas de combate à COVID-19