Após 4 décadas, pescadores voltam às margens do Rio Jundiaí

No feriado do carnaval, uma cena não vista nos últimos anos, foi presenciada: a volta de pescadores nas margens do Rio Jundiaí. Nas imagens deste registro, na cidade de Itupeva muitos pescadores, de cidades da região, ali estavam e, fisgando boa quantidade de peixes. E este fato é de relevante importância pois há aproximadamente 4 décadas as cidades que margeiam o Rio Jundiaí vem desenvolvendo projetos – de coleta de esgotos, construção de emissários, recomposição da mata ciliar e outros projetos visando a despoluição e recuperação do Rio Jundiaí.

O rio que em sua extensão tem pequenos e médios afluentes que desaguam nele, é parte importante para o equilíbrio ambiental e o bioma em seu entorno, e já é possível verificar as espécies da sua rica biodiversidade, bem como a presença de famílias de animais – como as capivaras e outros que fazem em suas margens o seu habitat.

Existe muito ainda a ser feito, como a conscientização e fiscalização de muitas empresas e propriedades rurais ao longo do seu percurso, bem como a população em geral, do importante ganho de qualidade de vida, sendo que já houve uma classificação permitindo a algumas cidades captar água para fins industriais, mas o objetivo é as cidades fazerem a coleta e tratamento para o consumo humano. 

Por

Reinaldo Oliveira/jornalista