Chuva deixa moradores ilhados em Cabreúva

Com a forte chuva que atingiu Cabreúva (SP) no domingo (9) e na segunda-feira (10), os moradores do bairro Bananal ficaram ilhados.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, choveu cerca de 236 milímetros na cidade em 24 horas. No mês de janeiro inteiro choveu 137 milímetros.

No bairro Bananal, várias ruas estão ilhadas. Na Estrada dos Romeiros, que dá acesso ao bairro, há um trecho que também está interditado.

A Defesa Civil informou que foi necessário acionar o Helicóptero Águia para fazer o atendimento de dois pacientes que precisavam de atendimento médico.

Segundo Rita Holo, Secretaria de Saúde da cidade, um dos pacientes precisava de oxigênio. Ele é marido de uma funcionário da Unidade Básica de Saúde do bairro.

“Ela é funcionaria da unidade e não conseguiu voltar para casa dela. O águia fez o resgate, o paciente está bem, esta na Santa Casa. Também fizemos resgate de um paciente que precisa fazer hemodiálise”, explica.

Moradores do bairro Bananal em Cabreúva (SP) estão ilhados — Foto: Fernanda Elnour/TV TEM

Moradores do bairro Bananal em Cabreúva (SP) estão ilhados — Foto: Fernanda Elnour/TV TEM

Por conta da situação, a prefeitura montou uma base na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para receber as pessoas que estão desabrigadas.

O Corpo de Bombeiros de Cabreúva, Itupeva, Campinas e de Atibaia (SP) prestaram apoio à Defesa Civil para tentar ajudar no resgate das pessoas ilhadas.

De acordo com a Defesa Civil, a água ainda estava muito alta e a correnteza muito forte. A equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu chegar perto das casas, mas não pôde fazer o resgate por conta da força da correnteza.

Só depois que o Corpo de Bombeiros de Itupeva conseguiu uma moto aquática os resgates começaram. Algumas pessoas estavam ilhadas, dentro de carros, desde as 17h desta segunda-feira.

Estrada que dá acesso ao bairro Bananal em Cabreúva (SP) está alagada — Foto: Fernanda Elnour/TV TEM

Estrada que dá acesso ao bairro Bananal em Cabreúva (SP) está alagada — Foto: Fernanda Elnour/TV TEM

Algumas pessoas já estão abrigadas na UBS e a orientação da prefeitura é que quem precisar de abrigo vá até a unidade.

As aulas na escola municipal que fica no bairro foram suspensas até sexta-feira (14) e o local também vai servir de abrigo.

Na segunda-feira, a água do Rio Tietê invadiu a cidade, vários pontos ficaram alagados e muitas pessoas ficaram ilhadas. A água do Córrego Ribeiro também transbordou.

A Secretaria de Saúde reforçou ainda que os moradores que tiveram contato com a água suja que alagou o bairro devem procurar a UBS.

“A equipe da Vigilância Epidemiológica está na UBS para monitorar as pessoas que estiveram envolvidas nos alagamentos.”

Fonte: G1

2 thoughts on “Chuva deixa moradores ilhados em Cabreúva

Comments are closed.