Alunos das Emebs de Jundiaí vão receber aulas sobre segurança no trânsito

Em Jundiaí, as crianças estão aprendendo desde cedo sobre como dirigir corretamente para chamar a atenção dos pais. Neste projeto do Detran, em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar, quase quatro mil crianças da rede municipal vão receber aulas dos policiais para aprenderem a se proteger no trânsito. Os PMs vão passar por 10 escolas da cidade.
Só em uma sala estão 35 novos fiscais de trânsito. Eles têm entre 7 e 8 anos de idade, ainda não dirigem, mas vão ajudar muitos adultos a respeitar o Código de Trânsito Brasileiro.

O cabo João Carlos Rodrigues da Silva, instrutor do programa e policial militar, comenta que o objetivo é trazer a criança para a realidade que ela vive hoje. “Eles são passageiros, ciclistas, pedestres, por isso é importante deixar clara as regras de trânsito, para que eles possam colaborar e repassar o aprendizado em casa”, conta.

A vice-diretora da escola, Andrea Gimenez Ferreira, comenta em entrevista sobre o benefício do programa aos alunos. “É um agente da lei falando de uma forma diferente com as crianças. O professor sempre reforça de uma forma escolar, mas essa presença do agente da lei agrega muito ao aprendizado”, conta.

Ao todo, 3.600 alunos vão receber as aulas. As crianças aprenderam como usar o capacete, o cinto de segurança e a faixa de pedestres, e também como devem se proteger no trânsito.

(G1; Imagem: Reprodução TV Tem)