Greve na Sifco é suspensa. Empresa tem até às 13 horas para pagar atrasados

Os trabalhadores da Sifco, em Jundiaí, decidiram voltar ao trabalho na noite de ontem, segunda-feira (16), depois de uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho que determinou a utilização imediata do crédito de exportação da Dana Indústrias Ltda e Sifco SA para o pagamento dos salários.

Em assembleia, os funcionários decidiram voltar ao trabalho até o início do turno da tarde desta terça-feira (17), às 13h. Caso a empresa descumpra a decisão judicial, a greve será retomada. A paralisação das atividades aconteceu devido ao descumprimento da empresa em pagar o adiantamento salarial na sua totalidade. O Sindicato continua na porta da metalúrgica e já conversou com os trabalhadores que entraram no turno das 5 horas da manhã. Na última quinta-feira (12), representantes sindicais realizaram uma assembleia na empresa reivindicando que o pagamento do vale fosse depositado aos trabalhadores até o dia 15/05. Caso contrário, os trabalhadores entrariam em greve até que a situação fosse regularizada.

A Sifco, por sua vez, efetuou o depósito, mas não em sua totalidade. No início da semana passada, a empresa havia efetuado o pagamento da última parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Na quarta-feira (11), a Sifco notificou o Sindicato do possível atraso do pagamento do adiantamento, alegando que o processo de recuperação judicial e a atual conjuntura econômica não favorecem o desempenho da empresa.

O Sindicato, por sua vez, argumentou que estes fatores possuem peso significativo, porém, é preciso cumprir as obrigações, principalmente em relação aos salários. Para o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, a empresa deve, antes de tudo, resolver questões que envolvem os trabalhadores.

Foto: Divulgação Internet