‘Bom Motorista’ encerra semestre com mais de 900 atendimentos, nos terminais de ônibus

Apesar de o foco principal ser a capacitação profissional daqueles que prestam o serviço do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), a qualidade de vida associada a hábitos saudáveis, e com a prevenção de doenças, também compõe as ações do programa Bom Motorista da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que encerra o segundo semestre de 2022 com cerca de 910 atendimentos.

Em dezembro, as atividades do programa também foram estendidas aos usuários de ônibus que receberam orientações e passaram por exame preventivo de câncer bucal. A novidade foi tão bem aceita que 384 pessoas foram atendidas e, destas, 13, com anomalias na cavidade oral, foram encaminhadas para avaliação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Morador no bairro Morada das Vinhas, Jairo Gonçalves Souza, recebeu orientações e fez o exame preventivo de câncer bucal. “Eu costumo passar por consulta na UBS, mas poder aproveitar para fazer exame enquanto espero no terminal, é ótimo.”

O motorista de ônibus, Marcos de Paiva, também está entre os atendidos. “É muito bom contar com essas ações, porque na correria do dia a dia, a gente tem pouco tempo, e acaba não cuidando bem da saúde”, comenta.

Na programação, além de câncer bucal, foram realizadas atividades para orientar sobre reeducação alimentar, direção defensiva e saúde mental. “Queremos aumentar a adesão a cada tema, porque sabemos que os cuidados diários, como alimentação adequada e cumprimento de normas de trânsito, entre outros, são determinantes para mantermos a nossa saúde”, afirma o gestor em substituição de Mobilidade e Transporte, Leslie Tealdi Litano.

É para proporcionar prevenção e orientações, dentro dos terminais, que o programa Bom Motorista tem uma programação variada, com palestras, exames, além de entrega de brindes.