A campanha de reforço contra paralisia infantil (Poliomielite) prossegue nesta semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com a aplicação no horário das salas de vacinação. A meta é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos até o dia 31 de outubro.
De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica, desde o dia 8 de agosto – quando desencadeada a ação -, foram vacinadas na cidade 12.747 crianças com o reforço, o que representa apenas 63% das 20.184 aptas a tomar a vacina.
A Prefeitura firmou parceria com os Rotarys Clubs do Município para alavancar a campanha nacional e também uniu esforços com as igrejas Católica e Evangélica para conscientizar os pais a levarem os filhos para receber as gotinhas.
O Brasil não detecta casos de paralisia infantil desde 1990 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre da doença. Em países como os Estados Unidos e Israel, já existem casos. É necessário alcançar a meta dos indicadores preconizados para a Pólio permanecer eliminada.
Na cidade, para aumentar a cobertura, também foi adotada como estratégia a aplicação das doses nas escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada.
Multivacinação
As UBSs também realizam, até o dia 31, a campanha nacional de multivacinação, voltada para crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. São disponibilizados 18 imunizantes contra várias doenças. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Covid-19
Já as doses contra Covid-19 continuam disponibilizadas nas UBSs, no horário das salas de vacina, e no Polo Hortolândia (na avenida Alexandre Ludke, 700, Vila Hortolândia), das 8h às 16h30.