Com o período de estiagem, o trabalho preventivo de desassoreamento de rios, córregos e canais pela cidade está a todo vapor para que os corredores d’água estejam preparados para os períodos chuvosos.
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, UGISP, concluiu nesta semana o desassoreamento do Rio Capivari, na região do Corrupira. “Estamos felizes com a manutenção. O serviço é muito importante para quem reside aqui. Se não é feito, infelizmente, temos problemas com as cheias do rio e, consequentemente, a água invade nossos terrenos”, comentou o morador do bairro Ítalo da Silva Prado.
A exemplo do Corrupira, outra regiões da cidade recebem o serviço ao longo de todo o ano e é reforçado no período de estiagem. São mais de 200 cursos d’água na cidade. Segundo a UGISP, foram desassoreados o Rio Guapeva, Rio Jundiaí-Mirim, Córrego da Colônia, Córrego das Valquírias, e Córrego Areião, no Jardim Rosaura.
O Rio Jundiaí será desassoreado a partir do trecho próximo ao Viaduto Sperandio Pelliciari até o início da Avenida 9 de Julho. Segundo o diretor do Departamento de Zeladoria e Conservação da UGISP, Marcos Roberto Mamede, o rio será contemplado, assim como outras áreas da cidade, em uma parceria que vem para reforçar o trabalho já realizado no município pela Prefeitura.
“O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do Estado de São Paulo, nos convidou a integrar o Projeto Rio Vivo, que prevê a disponibilização de maquinários para a conservação de córregos, rios e canais. Estamos trabalhando em um cronograma, de acordo com as áreas apontadas pela Defesa Civil, para a realização da manutenção”, comentou. A previsão de início é para agosto.