O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, participou, na manhã desta sexta-feira (25), da comitiva que recebeu as vacinas contra a Covid-19 da Janssen/Johnson & Johnson, que foram doadas ao Brasil pelo governo americano. A chegada das vacinas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, é uma resposta ao Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – e Frente Nacional dos Prefeitos (FNL), grupo do qual Luiz Fernando faz parte, que oficializou pleito à Embaixada dos EUA, no dia 27 de março, pela doação de vacinas para 3 milhões de brasileiros.
São dois lotes de entrega das doses, hoje, foram recebidas 2 milhões, e neste sábado (26), serão entregues mais 900 mil vacinas, totalizando 3 milhões de imunizantes.
Luiz Fernando avaliou o impacto da maior doação de vacinas feita pelo governo americano a qualquer país até agora. “Nosso agradecimento a todos os que estão envolvidos nesta luta em trazer a vacinas ao Brasil. Esse é o caminho seguro para a proteção da saúde das pessoas e retomada efetiva da economia”, declarou o prefeito.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, agradeceu a parceria com o governo americano. “Nosso profundo agradecimento ao presidente Joe Biden pela doação. Essas 3 milhões de doses representam um esforço muito grande para o avanço da campanha de vacinação no Brasil”, afirmou.
Por ser dose única, a doação norte-americana representa 3 milhões de pessoas imunizadas. O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman também estava presente e comentou “essa doação de 3 milhões de doses é a maior que já fizemos para qualquer nação do mundo”, afirmou.
O total de doses da Janssen a ser encaminhado para Jundiaí será definido a partir das diretrizes do plano nacional de vacinação contra a Covid-19.