Uma campanha organizada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) de Jundiaí (SP) distribui agasalhos para animais que vivem com pessoas em situação de rua, que foram abandonados ou que foram acolhidos por Organizações Não-Governamentais (ONGs).
Durante o outono e o inverno, moradores de rua que são assistidos pela instituição confeccionam roupas para os próprios pets e para outros animais que estão passando frio fora de um lar.
Foi no inverno do ano passado que o projeto “Aquecidos” teve início, em parceria com o Centro Pop, equipamento de assistência da Prefeitura de Jundiaí.
Neste ano, a cachorrinha Laila foi a primeira “cliente” atendida pela instituição. Na quinta-feira (29), a filhote ganhou uma roupinha que foi confeccionada ainda no ano passado. Como brinde, ainda levou uma coberta e uma cesta que serviu de cama para a cadelinha.
Laila é cuidada por Diego, uma pessoa em situação de rua que passou pela instituição para tomar banho antes de seguir seu destino.
Segundo Melina Nucci, terapeuta ocupacional da Casa de Passagem do SOS, o projeto promove a empatia entre os usuários da instituição.
“Consiste em ensinar pessoas em situação de rua a confeccionarem os agasalhos. As pessoas participam como autoras de uma ação que protege os animaizinhos que se encontram na mesma situação que elas. A pessoa sente frio, então entende que o animal também sente”, comenta.
Melina ainda explicou que a função faz com que as pessoas atendidas pela Casa de Passagem se sintam felizes.
“Neste caso, cobramos um valor simbólico, que é revertido em material para a gente continuar tocando o projeto. Uma vez que a pessoa compra uma roupinha, ela garante que outra roupinha seja doada para um animal que esteja precisando”, explica Melina.