Um fato inusitado ocorreu na madrugada deste domingo na Câmara Municipal de Jundiaí. Uma lontra apareceu no local e o Corpo de Bombeiros teve que ser acionado pela Guarda Municipal, para capturá-la. Foi utilizada uma gaiola para o resgate, realizado com sucesso. O animal foi encaminhado para a Associação Mata Ciliar.
A questão agora é saber como uma lontra foi parar no interior do prédio do legislativo.
Com informações de Fábio Estevam – JV
Sobre as lontras
As lontras, pertencentes à família Mustelídeos, são semiaquáticas e carnívoras, apresentando um corpo hidrodinâmico — com pernas curtas, cauda longa e cabeça pequena — para facilitar sua locomoção na água, embora desenvolva alguns hábitos terrestres.Normalmente, a lontra vive sozinha durante todo o ano, exceto nos períodos de reprodução, quando procura seu parceiro, e podem manter relações até a amamentação do filhote de lontra.
Alimentação
Via de regra, as lontras preferem consumir alimentos aquáticos, como os peixes e crustáceos. No entanto, podem incluir na sua dieta outros animais como vertebrados e invertebrados terrestres.
Habitat das lontras
É importante ter em mente que elas habitam locais semiabertos, como florestas e matas ciliares, lagos, rios e ambientes litorâneos, sendo necessária a presença de água limpa para o bom desenvolvimento da espécie.No Brasil, é possível encontrá-las no Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Campos Sulinos.