Afetadas pela pandemia do coronavírus, algumas moradoras de Jundiaí (SP) decidiram abandonar os empregos fixos para se dedicar à confeitaria durante a Páscoa deste ano.
Carla Daiane Formes conciliava a rotina administrativa com a cozinha havia três anos, mas a pandemia mexeu com toda a rotina e o orçamento da profissional.
“Foi muito difícil o ano passado quando suspenderam o meu contrato de trabalho, mas eu fui fazendo os docinhos, fui fazendo coisas para vender. Então, uma hora era pão de mel, outra hora era bolo e isso acabou virando o meu trabalho normal”, comenta.
Neste ano, Carla já começou a produção de ovos de colher e bombons, o que exigiu muito preparo para a sua primeira Páscoa como confeiteira profissional.
Por incentivo de uma amiga, a confeiteira Luanne Duarte Monteiro trabalha com doces há três anos e os ovos de Páscoa foram ganhando cada vez mais espaço na casa dela.
“Eu estou investindo mais. Agora eu tenho um tempo maior para poder me dedicar só aos ovos, porque antes, como eu trabalhava fora, e aí eu só fazia à noite e não tinha aquela dedicação. Agora eu só faço isso, então é 100%”, explica.
O ovo recheado de bolo de cenoura com brigadeiro é uma das opções oferecidas por Luanna, além de um dos mais pedidos, que é um ovo recheado com creme de avelã. Mas a novidade deste ano é o de banoffee, feito com doce de leite, banana e chantilly.
Para aumentar as vendas neste ano, Luanna tem investido cada vez mais nas redes sociais e no delivery. “Já estou postando alguns nas redes sociais e tem bastante gente me procurando, pedindo a tabela desse ano. Então, o pessoal está vindo atrás e eu estou confiante”, comenta.
Cautela
Um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que pelo menos 279 empresas da cidade trabalham na fabricação de produtos com chocolate, que é o principal ingrediente da data comemorativa.
Com o mercado a todo vapor, o representante do Sebrae-SP Marcos Ramos pede cautela para quem está na área ou pretende entrar no ramo.
“Reforço a importância do planejamento, do controle de produção, do entender para atender os seus clientes, dos controles da operação e dos controles financeiros. Ressalto que esse é um mercado de extrema competitividade, onde apenas os empreendedores que ofereçam diferenciais aos seus clientes conseguirão chegar a seus resultados”, explica.
Fonte: G1
Foto: TV TEM