Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de Jundiaí e o Hospital São Vicente de Paulo (HSV), ampliaram em mais 12% o número de leitos públicos exclusivos para o tratamento de pessoas suspeitas ou com confirmação de Covid-19. A partir de hoje são 151 leitos públicos dedicados, sendo 83 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 68 para enfermaria. Esta é a quinta alteração nos últimos 10 dias.
“Jundiaí segue o seu Plano Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus e conta com parcerias com o Hospital Regional e com instituição particular para oferta de leitos com maior complexidade para o suporte às demandas gerais. No entanto, é essencial que a circulação do vírus seja reduzida, para, desta forma, conter as infecções e necessidade de internações”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Cenário
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, Jundiaí vivencia período de crescimento na demanda por leitos. “Enquanto que, na primeira onda, o pico da pandemia teve crescimento gradativo, nesta ocorre avanço abrupto, com ampliação da demanda por leitos em 64% de uma semana para outra”, comenta.
No período (de 1 de março até hoje), o avanço na criação de leitos foi de passamos de 82 leitos para 151 leitos, o que resulta em 84% na ampliação pública específica para o atendimento contra a Covid-19. “Apesar de toda a capacidade de abertura de leitos, se a circulação do vírus for mantida, com aglomerações, circulação desnecessária, a pressão nos sistemas públicos e privados permanecerá. Somente com o apoio da população com a adoção das medidas preventivas com uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e manutenção da ventilação dos ambientes, conseguiremos avançar contra a pandemia”, explica.