Defesa Civil concentra esforços para execução da Operação Estiagem

O Plano de Contingência Operação Estiagem 2024 está em andamento e se estende até o dia 30 de setembro. Neste período, a Defesa Civil de Jundiaí, de forma intersetorial, concentra os esforços para minimizar os problemas decorrentes da falta de chuvas e da baixa umidade relativa do ar (URA). A combinação dos fatores facilita os casos de incêndios, principalmente em vegetações.

O trabalho consiste no mapeamento e monitoramento das áreas com maior incidência de incêndios, para rápida ação em caso de fogo; cursos gratuitos e abertos ao público para ensinamento e aperfeiçoamento dos procedimentos de ação, em caso de ocorrências de incêndio; além da divulgação de boletins com informações sobre a previsão do tempo, a umidade relativa do ar, os riscos de incêndio, as temperaturas máximas atingidas ao longo do dia e a velocidade máxima do vento – que pode contribuir com o alastramento do fogo.

Na última semana, os envolvidos na Operação realizaram uma reunião na Sala de Situação do Paço Municipal, para debater medidas a serem tomadas em lugares onde, frequentemente, acontecem incêndios, além dos pontos a serem discutidos com as concessionárias de rodovias e das ferrovias. O objetivo é ajustar as ações preventivas desta temporada. O Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho, esteve presente.

Os telefones de contato da Defesa Civil são o 199 ou (11) 4586-0666. Outros contatos são: Corpo bombeiros (193) e Guarda Municipal (153).

Em detalhes
A medição da umidade relativa do ar é realizada de forma escalonada e definida de acordo com a gravidade. Entre 30 e 100%, a situação é estável e cabe Observação. Entre 21 e 30% o estado é de Atenção. A situação passa a ser de Alerta quando está entre 12% e 21%. URA menor que 12% indica estado de Emergência. Cada uma das condições demanda cuidados específicos com a saúde.

Fazem parte da força-tarefa, além da Defesa Civil (UGCC), o Corpo de Bombeiros, a RINEM (Rede Integrada de Emergência), Divisão Florestal da Guarda Municipal (UGSM), Polícia Ambiental, DAE, Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, as Concessionárias que administram as rodovias que cruzam o munício, Mata Ciliar, o Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, além de diferentes unidades de gestão municipal, como Casa Civil (UGCC), Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Segurança Municipal (UGSM), Saúde (UGPS), Mobilidade e Transporte (UGMT), Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC).