Morcego positivo para raiva é localizado no Ivoturucaia

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), identificou um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia, a partir de demanda recebida por um munícipe pelo 156.

O animal, um insetívoro, foi encontrado vivo no interior de uma residência, podendo ter tido contato com três gatos que estavam no mesmo ambiente. Os felinos estavam vacinados. Não houve contactantes humanos. Nesta sexta-feira (24), foram reforçadas na região as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva. Além das orientações aos munícipes da localidade, foi realizada busca de sinais de colônias nas proximidades.

“A partir da atitude proativa do munícipe, que entrou em contato conosco e comunicou a ocorrência, fizemos o recolhimento do animal, com encaminhamento para exame diagnóstico. Reiteramos a importância de a população ter conhecimento sobre os procedimentos para nos contatar ao encontrar um morcego em situação não usual. Desta forma, promovemos em tempo oportuno ações de prevenção da doença para as populações animais e humana”, ressalta o coordenador do órgão, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Orientações

No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a VISAM reforça que a orientação é contatar imediatamente o órgão pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350, para os técnicos fazerem a retirada segura do animal.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa. Tanto o recolhimento como o diagnóstico desses morcegos integram as atividades do Programa Municipal de Vigilância da Raiva.

Outra medida necessária é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos pets. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico.

Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.

Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva. Neste ano, são seis ocorrências.